O carro zero mais barato com a redução do IPI pelo governo pressionou os preços dos veículos usados, que tiveram que se adequar à nova realidade. A boa notícia, além do consumidor ter carros mais baratos, é que o IPVA do próximo ano deve acompanhar a tendência de queda. Os especialistas acreditam que a redução pode ficar, na média, em 10%.
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A Secretaria de Estado da Fazenda está trabalhando nas estimativas para o imposto e deve divulgar uma previsão sobre o IPVA na próxima semana. O imposto é calculado a partir da tabela Fipe, que registra o valor dos veículos no mercado.
Este ano, o IPVA ficou, em média, 5,42% mais barato em Santa Catarina, se comparado com o que foi cobrado em 2011. O Estado cobra entre 1% e 2% de IPVA sobre o valor do carro, dependendo do modelo.
A agência AutoInforme, especializada no mercado de automóveis, fez um estudo sobre a redução média das principais marcas à venda no país (veja na arte). Na média, segundo os dados apurados pela agência com base na tabela Molicar, o preço dos veículos a partir do momento que eles saíram da concessionária caiu 10% este ano. E esta proporção deve ser repassada para o IPVA.
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O segmento de usados, segundo Flávio Lupércio Wolff, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado (Assovesc), está otimista para 2013 porque acredita na redução de 10% no IPVA e no aumento das vendas com os estímulos do mercado, como a redução dos juros dos financiamentos. As taxas passaram de até 1,9% no início do ano para a média de 1,3% agora.
O preço está mais ajustado
O especialista no mercado automotivo, Joel Leite, diretor da agência AutoInforme, vê como positiva a redução generalizada dos preços dos veículos porque ela faz com que o patamar praticado no Brasil comece a ficar mais ajustado – o país é apontado como um dos que mais cobra por um veículo novo.
– O efeito disto é que as pessoas vão pagar menos imposto pelo carro. Por outro lado, isso significa que o veículo está desvalorizando com uma velocidade maior – afirma Leite.
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O período de maior desvalorização do carro ocorre nos dois primeiros anos. A dica de Leite é que as pessoas vendam o seu veículo após cinco anos de uso e que, no caso de quem está comprando, o foco sejam automóveis que tenham rodado até dois anos – perfil que mais desvaloriza.
Os carros que saem das concessionárias de SC, segundo o presidente da Assovesc, Flávio Wolff, estão desvalorizando entre 20% e 30%, em média – os carros de luxo perdem mais.
Ele acredita em uma recuperação do segmento em 2013 não apenas pelo IPVA menor e pelos financiamentos facilitados, mas também porque a redução de preços deste ano atrai aqueles que comparam preços.
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– Na metade deste ano, sentimos uma queda grande no preço dos carros. Muitas revendas tiveram que vender os seus estoques pelo preço de custo para, só então, renovar as opções com os preços ajustados. A partir deste mês as vendas vão ficar mais fáceis – acredita Wolff.
Na avaliação de Leite, a redução no IPVA não deve continuar por muito tempo. A tendência é que o imposto fique estabilizado, porque o mercado tende a apresentar um desempenho diferente quando o IPI voltar ao normal – algo previsto para 2013.