Santa Catarina é um dos estados que mais contribuiu para o crescimento do mercado de arquitetura e urbanismo. Com 7% de incremento, ficou acima da média nacional (5,4%), atrás apenas de São Paulo, que registrou 9% mais atividades. De acordo com o documento, o Estado também foi o terceiro com maior número de atividades de arquitetura e urbanismo no Brasil. Os dados são do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do Brasil.
Continua depois da publicidade
O vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de Santa Catarina, Everson Martins, foi o entrevistado do programa Empresas e Negócios deste sábado (24 de agosto):
Depois de apontar queda de 10% nas atividades em 2016, o mercado tem o segundo ano consecutivo de crescimento. Dados preliminares colhidos pela Gerência Técnica do CAU/SC tendem a corroborar com a perspectiva da recuperação do mercado: apenas no primeiro semestre deste ano, 120 novas empresas fizeram seu registro junto ao conselho para atuação com Arquitetura e Urbanismo. O número é equivalente ao mesmo período em 2018, mas representa 30% a mais se comparado ao ano de 2017.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil foi fundado em 15 de dezembro de 2011 após desmembramento da categoria dos arquitetos e urbanistas no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Criado pela Lei nº 12.378 em 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país, tem entre as suas funções o registro profissional.
— A busca dos arquitetos pela criação de um conselho próprio é uma luta histórica, de mais de 50 anos — destaca Martins.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a sede do CAU-SC fica na Avenida Prefeito Osmar Cunha, 260, no Edifício Royal Business Center.
Confira programas anteriores: