A pandemia de Covid-19 forçou diversos setores a investirem na transformação digital e a realidade não foi diferente com o mercado automotivo. Aplicativos e ferramentas estão sendo lançados para o setor, que precisou acelerar esse processo para se adaptar ao mercado online e às necessidades dos consumidores.
Continua depois da publicidade
>> Pandemia provoca modernização do setor de materiais de construção catarinense
— O mercado online da venda de veículos vem crescendo há anos, mas agora foi transformador, com modernização desses sistemas. Surgiram novos aplicativos, formas de entrega a domicílio e agendamentos de test-drive com horas marcadas, por exemplo, para aliviar os impactos que o setor sofreu desde o início de março — comenta Ambrosio Mafra Neto, presidente da Associação dos Revendedores de Veículos de Santa Catarina (Assovesc).
Segundo dados da associação, o mercado de autos enfrentou uma redução considerável nas vendas desde o mês de março, quando saiu o primeiro decreto de medidas de isolamento social por parte do governo catarinense e, assim como outros setores, precisou paralisar as atividades. Ainda em junho, o setor acumula 14,5% de baixa em relação ao ano passado.
— Já entramos numa crescente e estamos otimistas com a recuperação do setor até o final do ano. Reabrimos no início de abril, maio já vendemos mais do que o mês anterior e seguimos com esse crescimento constante, mês a mês. O mercado está se aquecendo e deve voltar a uma estabilidade — afirma o presidente.
Continua depois da publicidade
Videochamadas e especialização no mercado online
Uma das ferramentas que ganhou destaque para a retomada das vendas, mesmo diante de medidas de distanciamento, as videochamadas são aposta do mercado para apresentar novos lançamentos e, até mesmo, para finalizar comercializações.

Em plataformas que oferecem o serviço, os clientes conversam diretamente com o vendedor para acompanhar um tour pelo veículo, por exemplo. As pré-avaliações e revisões, também por parte das concessionárias, estão acontecendo nesse meio digital.
— Nossas ações são, justamente, reforçar essa tendência de vendas online e apoiar o desenvolvimento de novas ferramentas para esse segmento. Estamos acompanhando a movimentação de startups que estão se especializando em solucionar essa nova dor do mercado automotivo. É um legado que a pandemia vai nos deixar — destaca Ambrosio Mafra Neto.
Sanitização de veículos é diferencial na entrega de carros novos
Outra mudança de hábito dos consumidores, provocada pela pandemia, tem sido percebida pelo setor: maior interesse pela compra de carros por clientes que querem garantir a individualidade e a segurança.
Continua depois da publicidade
— Vimos isso acontecer na China e deve ocorrer o mesmo por aqui. As pessoas estão se privando um pouco mais dos transporte públicos, pela questão de segurança sanitária. Então, mais clientes estão procurando ter um carro nesse momento, e isso aqueceu o mercado — comenta.
Nesse cenário, as concessionárias estão oferecendo, como diferencial, a entrega dos carros sanitizados, ou seja, com garantias de higienização visando diminuir o contágio do novo coronavírus.

— Além disso, as taxas de financiamento estão muito boas, inclusive com o incentivo do governo federal, com a suspensão do IOF. O mercado está muito convidativo — reforça o presidente da Assovesc.
Atendendo a demanda reprimida do primeiro semestre, a expectativa do setor é registrar aumento nas vendas e, a partir de setembro, operar no positivo em relação ao ano passado. Com otimismo, a Assovesc acredita que o ano pode fechar, ainda, com aumento de 15% nas vendas no comparativo a 2019.
Continua depois da publicidade