O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, chegou na manhã desta quinta-feira à Florianópolis onde se encontra com os 27 secretários estaduais de educação. Todos estão reunidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação para discutir os problemas e apontar melhorias para o ensino médio em todo o país.

Continua depois da publicidade

O encontro, que iniciou na quarta-feira e segue até essa sexta, reúne coordenadores das secretarias e secretários. Todos discutiram possibilidades de melhorar o ensino e apresentam, nesta quinta, as sugestões ao ministro.

Entre as propostas enumeradas estão tornar o ensino médio integral, preparar melhor os professores, oferecer vagas para o ensino técnico, trabalhar disciplinas de maneira integrada e reavaliar o ensino noturno.

Na chegada ao encontro, Mercadante falou da importância dos secretários estarem reunidos para discutir a educação em conjunto.

– Teremos uma tarde de trabalhos muito importantes – avaliou Mercadante.

Continua depois da publicidade

A preocupação dos gestores da educação em melhorar a qualidade dos últimos anos da escola deve-se ao baixo desempenho de alunos e professores. A revelação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, em agosto deste ano, veio confirmar uma realidade conhecida: o ensino médio brasileiro está em crise. O índice alcançado foi de 3,7 – do máximo de 10 – ficando estagnado comparado ao Ideb 2009, que foi de 3,6.

Mercadante deve ficar na cidade até a tarde desta quinta. Depois do encontro, em hotel na praia dos Ingleses, o ministro deve visitar uma escola em Governador Celso Ramos antes de embarcar de volta a Brasília.