A primeira grande mudança – anunciada com bastante antecedência pela presidente Dilma Rousseff – deste ano se confirma nesta terça-feira. Aloizio Mercadante sai do Ministério da Ciência e Tecnologia e entrega a pasta para Marco Antonio Raupp. O petista vai para a Educação, depois da saída de Fernando Haddad, pré-candidato a prefeito em São Paulo. As posses ocorrem nesta tarde, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Com uma trajetória profissional em pesquisas, o cientista Marco Antonio Raupp, de 73 anos, deixa a presidência da Agência Espacial Brasileira (AEB), e assume o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Doutor em física, Raupp também foi professor da Universidade de Brasília (UnB) e integrou a equipe do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O nome dele foi confirmado pelo governo na semana passada. Ao receber a confirmação, ele disse que assume o ministério em um momento ‘fundamental de sua evolução’. Segundo Raupp, por meio da ciência e tecnologia, o Brasil expandirá o desenvolvimento social e econômico.

Continua depois da publicidade

Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Raupp é especialista em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Mercadante troca de pasta

Depois de um ano no comando do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o economista Aloizio Mercadante, de 57 anos, assume nesta terça-feira a pasta da Educação.

Formado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), ele começou sua trajetória política em entidades estudantis. Mercadante é doutor em economia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e professor licenciado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Continua depois da publicidade

Foi eleito três vezes deputados federal e uma vez senador. Em 1994, foi indicado a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro também ocupou o cargo de vice-presidente nacional do PT e secretário de Relações Internacionais da legenda, além de integrar o Diretório Nacional e da Executiva Nacional.

Ao ser confirmado como substituto do ministro da Educação, Fernando Haddad, Mercadante foi elogiado pelo titular. Para Haddad, o colega fez um trabalho reconhecido na Ciência, Tecnologia e Inovação e a transição para Educação será tranquila. ‘Ele [Mercadante] será um ótimo ministro’, definiu Haddad, na semana passada. Edição: Talita Cavalcante.