A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira que o ex-deputado José Genoíno (PT-SP), condenado a quatro anos e oito meses de prisão pelo mensalão, pague a multa que ele recebeu pela condenação por corrupção. Conforme decisão da VEP, Genoino tem 10 dias para pagar cerca de R$ 468 mil.
Continua depois da publicidade
De acordo com despacho da Justiça, se Genoino não fizer o pagamento no prazo estipulado, o débito será inscrito na dívida ativa da União. Genoino cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro de 2014, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
Barbosa rejeitou pedido de transferência para São Paulo, e o ex-deputado permanecerá em Brasília até nova avaliação médica. Após a data, uma perícia será feita para decidir se o condenado permanecerá em casa ou voltará para Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.
Conforme relatório feito em dezembro após visitas ao ex-deputado, Genoino apresenta boa aparência e quadro geral de saúde estável. No dia 26 do mês passado, ele recebeu a visita de uma assistente social e de uma psicóloga, responsáveis pela avaliação periódica de detentos que cumprem prisão domiciliar provisória.
Continua depois da publicidade