Milhares de pessoas receberam nas últimas semana, pelo celular, um torpedo (SMS) ou Whatsapp pedindo atualização de suposto aplicativo de acesso à Caixa Econômica Federal. É golpe para roubar os dados do usuário.
Continua depois da publicidade
O alerta é da próprio Banco. Informada pela CBN Diário, a instituição emitiu uma nota reforçando a todos os usuários que não cliquem em links enviados em nome do banco.
As mensagens enviadas aos clientes por e-mail, SMS ou WhatsApp não têm links. Esses tipos de mensagens podem ser vírus que contaminam o dispositivo para roubar as informações pessoais e bancárias.
Segundo a CEF, fraudadores utilizam o nome de diversas empresas de e-commerce, bem como de instituições financeiras, para propagação de mensagens falsas, buscando coletar informações do usuário e assim executar fraudes, sendo essa modalidade de golpe denominada phishing.
Em caso de recebimento de mensagens ou páginas falsas, a orientação é para que sejam encaminhadas ao endereço abuse@caixa.gov.br.
Continua depois da publicidade
Desta forma equipe especializada em segurança cibernética da instituição pode para atuar rapidamente na retirada do ar de páginas falsas e links maliciosos que se utilizam do nome do banco.