Antes do anúncio feito à imprensa confirmando que destroços da aeronave Malaysia Airlines foram encontrados nesta segunda-feira ao sul do Oceano índico, os familiares das vítimas foram comunicados pelo governo da Malásia de que não havia mais chances de encontrar sobreviventes.

Continua depois da publicidade

Foi a primeira declaração definitiva sobre o que aconteceu com o voo Malaysia Airlines por parte das autoridades, que desapareceu a caminho de Kuala Lumpur para Pequim em 8 de março. Uma reunião com os parentes dos passageiros chineses sobre MH370 bordo e representantes de Malaysia Airlines foi realizada antes do anúncio, em Kuala Lumpur. Confira a mensagem encaminhado aos parentes das vítimas:
“A Malaysia Airlines lamenta com pesar que temos de presumir, além de qualquer dúvida razoável, que o voo MH370 se perdeu e que não há sobreviventes entre os que estavam a bordo”, afirma a mensagem de texto enviada aos familiares. Como vocês deverão ouvir em pronunciamento do primeiro-ministro da Malásia nas próximas horas, devemos aceitar as evidências de que a aeronave caiu ao sul do oceano Índico.”

Tanto a Malaysia Airlines quanto o governo da Malásia têm sido criticados pela falta de transparência envolvendo o desaparecimento de MH370. O ministro da Defesa da Malásia, Hishammuddin Hussein, tweetou sobre o tratamento dos familiares das famílias MH370:

“Eu realmente entendo que não há palavras que pode consolar os familiares de # MH370. O mundo inteiro está com você nestes tempos difíceis”, disse em um dos tweetes.

Continua depois da publicidade

“Nestes tempos de aflição, peço ao público que dê espaço aos membros da família e que respeite a sua privacidade # MH370”

“# MH370: as palavras não podem descrever como me sinto esta noite, mas prometo a vocês, especialmente aos familiares de todos os passageiros e da tripulação: a busca continua.