Do número total de inscritos na prova do Enem 2022 em Santa Catarina, menos de 5% se autodeclararam como pretos e indígenas entre as provas impressas e digitais. O número total de candidatos que farão o exame neste domingo (13) no Estado se aproxima dos 80 mil. Desses, apenas 3.763 se manifestaram como parte de um dos dois grupos. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O maior número dos estudantes disseram ser pertencentes à cor branca. O dado representa 75,4% do total, ou seja, cerca de 60 mil inscritos. Os candidatos pardos somam 13.902 em Santa Catarina, um percentual de 17,3%.

No enem 2021, o perfil de estudantes não foi divulgado por estado. No entanto, no país, o número de candidatos que se autodeclararam pretos e indígenas foi de 378 mil, dentro de um total de mais de 3,1 milhões de inscritos. Os pardas foram os mais representados no ano anterior, quando 1,3 milhão se declararam parte. Já os  brancos representaram 1,2 milhão. 

Enem 2022: relembre o que já foi tema de redação nas provas anteriores

Continua depois da publicidade

Este ano a primeira fase do enem acontece no domingo (13), quando os candidatos vão fazer a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. Ficam para a próxima fase, no domingo posterior (20), matemática e ciências da natureza.

Maioria das inscrições em SC são de mulheres

Cerca de 60% do público do Enem em 2022 são mulheres. Na prova impressa feita de forma presencial, esse percentual é representado por 49.241 inscritas femininas. Já no exame digital, o número chega a 1.073.

O primeiro balanço do censo demográfico deste ano, divulgado em agosto, pode explicar a situação quando mostra que cerca de 51,3% da população de Santa Catarina é mulher, na soma de todas as faixas etárias.

Dentro dos grupos separados por idade, sem distinção de sexo, o maior número de participantes estão entre os 16 e 18 anos. Este ano, porém, há um grande número de adultos entre 31 e 59 anos que realização a prova. São mais de 4 mil inscritos. 

Continua depois da publicidade

O que muda da prova online para a imprensa

A única diferença entre a prova online e impressa é a forma de entrega do exame. Na escolha por fazer online, os candidatos se dirigem à laboratórios de universidades, selecionadas pelo MEC, e fazem toda a prova pelo computador, diferente dos estudantes que optam por fazê-la de forma impressa e recebem um caderno de prova para preencher o gabarito.

Em Santa Catarina, a maioria dos inscritos vão fazer o exame impresso. Cerca de 78 mil, dos pouco mais de 80 mil participantes, optaram pela modalidade antiga. A possibilidade de fazer a prova de forma digital foi aderida apenas por 1.944 inscritos no Estado.

Assista ao vídeo sobre o Enem 2022

Leia também

Data, hora e local de prova: saiba tudo sobre o Enem 2022

Enem 2022: veja o que pode cair no 1º dia de prova