A Rua Vidal Ramos, no Centro Histórico de Florianópolis, está engalanada, como diriam antigos locutores de rádio, com uma bela decoração natalina. As luzes, o verde e o vermelho dos enfeites, os adereços típicos dessa época do ano e até uma árvore cercada por caixas de presentes, tudo isso deixa o espaço público diferente e agradável. O resultado é a circulação de um número crescente de pessoas, o uso da via pública como espaço de convívio e o aumento no fluxo de clientes nas lojas do local.

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A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) foi parceira do poder público e de entidades como o Sebrae na organização dos esforços pela revitalização da Vidal Ramos. Mas nada teria sido feito sem a participação efetiva dos lojistas, que deixaram de lado o pensamento de curto prazo, apostaram na concorrência saudável e uniram esforços em torno de um bem comum e maior. Os empresários da via, que já haviam abraçado a causa da revitalização, agora voltam a investir na construção de diferenciais e certamente vão colher resultados positivos.

O Natal é a data mais importante do ano para o comércio – e os lojistas da Vidal estão sabendo tirar proveito disso. Para todos que militamos no associativismo, esse caso é exemplar e deve servir de inspiração. Os empresários têm apoio externo – da Prefeitura, da Acif e de outras entidades -, mas participam ativamente do planejamento, da implementação e do financiamento das ações que buscam criar diferenciais para a Vidal Ramos.

O mais importante é que o empresariado dessa via não difere na essência dos lojistas de outras áreas da cidade. O que precisamos, então, é alimentar em mais e mais áreas e setores esse espírito de colaboração. A cooperação, mais que a competição, pode trazer benefícios para todos – e, por paradoxal que pareça, aumentar a competitividade das empresas que se integram.

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