Felipe Florêncio da Silva tem rotina de craque e já coleciona mais de dez troféus pelo Avaí. Já Jean Francisco Martim Cândido, que começou a percorrer o sonho de ser jogador de futebol em escolinhas de Tubarão, hoje é destaque nas categorias de base do Figueirense. A oportunidade de estar em uma escolinha, um dos prêmios ofertados pelo Peneirinha Head and Shoulders, abriu portas para os meninos.

Continua depois da publicidade

> Inscrições pelo site: www.peneirinhahs.com.br

Quando Felipe entra na Ressacada, o estádio parece imenso. Mas é só colocar a bola nos pés que o espaço vai diminuindo até parecer um campinho atrás de casa. Tamanha intimidade com a redondinha veio depois de cinco anos em escolinhas por Florianópolis. Hoje, com 11 anos e com a camisa do Avaí, o menino coleciona mais de dez troféus, alguns com a braçadeira de capitão.

O volante também treina como gente grande. Faça chuva ou faça sol, Felipe está na Ressacada cinco dias por semana, às vezes seis. Isso sem contar a agenda de competições, só no ano passado foram 13. Na última delas, recebeu uma bola por ser melhor jogador. No caso de Felipe ela não foi de ouro, como a que recebeu seu ídolo, Neymar, mas para o início da carreira teve grande significado.

Continua depois da publicidade

A seriedade com que o pequeno jogador, que acabou de ingressar no time Sub-13 do Leão da Ilha, treina, já lhe rendeu convites para jogar no Internacional (RS) e em clubes de São Paulo. Mas, para isso, o menino teria que ficar longe da família, o que o fez recusar as propostas.

Cada vez mais próximo de realizar o sonho de ser jogador

Proximidade da família também foi o fator decisivo para Jean Francisco Martim Cândido escolher o Figueirense para treinar, ao invés do Cruzeiro (MG). Depois de cinco anos em escolinhas de sua cidade natal, foi chamado para uma peneira no time de Florianópolis. Deu certo e, aos 14 anos, ele recebe para fazer o que gosta.

Capitão do Sub-15 e com o troféu da Copa Santo Amaro nas mãos, o volante se inspira em um dos grandes nomes que já passaram pelo Estádio Orlando Scarpelli: Fernandes. Assim como o ex-camisa 10, Jean busca ser um jogador técnico.

Continua depois da publicidade

E esta qualidade, os anos de escolinha já providenciaram. No início, o jogador era goleiro, mas a habilidade com os pés o levou a ser colocado na zaga e, agora, se destaca como volante.

– Já passei por várias posições e isso ajuda bastante. Dá uma visão legal do time – destaca Jean Francisco.

Por já ser jogador da base da equipe do Estreito, Jean passa de segunda a sábado concentrado, seja no campo ou no alojamento que divide com os companheiros nas dependências do Figueirense. Mas, para ele, tudo valerá a pena.

Continua depois da publicidade

– Esse é meu grande sonho: ser jogador de futebol – destaca o menino.

Premiação

R$ 10 mil em dinheiro, ou este valor convertido em pacote completo para frequentar escolinha por um ano, com:

– Escolinha com mensalidades e matrícula pagas de abril a dezembro, na cidade onde o vencedor mora ou na mais próxima.

– Uniforme completo: camiseta, calção, meião, mochila, boné e chuteira

– Transporte com van ou microônibus casa-escolinha-escola

Dois finalistas (um de cada Estado) concorrem por sorteio a entrar em campo com a Seleção Brasileira (até abril de 2015).

Continua depois da publicidade

CALENDÁRIO DE PENEIRAS

Santa Catarina

15 e 16 de fevereiro: Florianópolis

22 e 23 de fevereiro: Blumenau

8 e 9 de março: Joinville

Final

Santa Catarina: 22 e 23 de março

– dois vencedores

Categorias

9 e 10 anos

11 a 13 anos

Cada seletiva tem a duração de dois dias (sábado e domingo)

INSCRIÇÕES

Inscrições e informações pelo site: www.peneirinhahs.com.br