O Menino Maluquinho, é verdade, não é tão novinho assim. O rapazinho “nasceu” pelas mãos do cartunista Ziraldo, em 1980. Aos 42 anos, ele segue moderno e atual, com estreia de uma série de animação no streaming, mais especificamente na Netflix, nesta quarta-feira (12).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

No seriado, o Menino Maluquinho vê a vida mudar completamente com o divórcio de seus pais. A mãe conseguiu um emprego em uma nova cidade, e seu pai se mudou para lá também para ficar perto deles. Então, agora, o jovem não está apenas em um mundo totalmente novo, mas tem duas casas.

Ao Metrópoles, o cartunista Ziraldo falou sobre a nova fase de seu personagem mais famoso.

— A importância da nova versão é a necessidade premente do personagem se atualizar sempre. Já se passaram 42 anos desde sua criação e o mundo nunca mudou tanto nem tão rápido quanto nesses últimos anos. O Maluquinho tem que estar conectado com essa evolução — garante o cartunista, que está prestes a completar 90 anos.

Continua depois da publicidade

Menina viraliza ao ir fantasiada de macarronada para a escola

Parte dessa evolução é o uso da animação, já que O Menino Maluquinho já teve versões em live action: dois filmes (19985 e 1997) e uma série com Felipe Severo, Pedro Saback e Fernando Alves Pinto no papel principal.

— O audiovisual é basicamente a ‘língua’ que se fala hoje, é o grande comunicador. Quem está fora desse universo, é um outsider. O poder da animação está em trazer a criança para dentro da história. Ela participa da aventura e viaja na narrativa — explica Ziraldo.

Boa parte da geração de crianças brasileiras que se dedicam a assistir filmes e séries nos serviços de streaming estão muito distantes do personagem criado por Ziraldo. Esse “gap geracional”, no entanto, não preocupa o cartunista.

— Acho que, basicamente, os personagens da turma do Maluquinho são atemporais. Criança é criança em qualquer época, com as mesmas necessidades, as mesmas carências, os mesmos instintos. Hoje, ele [o personagem] comove como comovia há 40 anos — conclui.

Continua depois da publicidade

Veja trailer de série do Menino Maluquinho

*Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

Leia também:

Camerata Florianópolis apresenta espetáculo infantil no Dia das Crianças

O que abre e fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida em Florianópolis

Quem é quem em “Travessia”, novela das nove da Globo