Uma criança de dois anos morreu na tarde desta quarta-feira, após receber atendimento na Unidade de Pronto Atendimento Norte, no Bairro Canasvieiras, em Florianópolis. Dheison Jhonatan Gonzaga Oliveira Júnior, que é portador da anemia falciforme, recebeu medicamentos contra enjoo e desidratação, passou mal e faleceu em seguida.

Continua depois da publicidade

Segundo a mãe, Dorothy Thalyta Felício, 20 anos, que registrou um Boletim de Ocorrência na 7ª Delegacia de Polícia CIvil, o filho teria sido vítima de erro médico.

– O doutor estava avisado que o meu filho tinha a doença e, mesmo assim, aplicou o medicamento nele. Vi que meu neném ficou nervoso, e o coração dele estava parando, mas o doutor disse que este tipo de reação acontecia um caso em cada 150 pessoas. Que era para eu ficar calma. Logo depois meu filho morreu nos meus braços – contou Dorothy.

Dheison completaria três anos no próximo dia 17 de maio.

Continua depois da publicidade

Secretaria de Saúde nega falha médica

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Carlos Daniel M. S. Moutinho Júnior, a criança teria chegado no hospital com quadro de enjoo e desidratada e foi medicada para este fim. Em seguida, foi constadado uma piora no estado geral, culminando com uma alteração cerebral.

– Por 40 minutos, três pediatras intensivistas tentaram reanimá-lo, mas infelizmente não foi possível. A hipótese é que devido a uma complicação gerada pela anemia falciforme a criança teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e veio a falecer – justificou o secretário.

A Polícia Civil esteve no local e abrirá inquérito para investigar se houve falha médica. O corpo do menino foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, que deve emitir um laudo em 30 dias.

Continua depois da publicidade

A doença

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária que se caracteriza por uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após um levantamento bibliográfico, não foi encontrado algum caso de contra indicação do uso de plasil para anêmicos falciforme e nenhum óbito em decorrência do uso do medicamento.

Dheison completaria três anos no próximo dia 17 de maio.