Um menino de cinco anos pode ter sido a primeira pessoa a contrair o vírus da gripe suína no México. Autoridades mexicanas acreditam que surto tenha começado no povoado de La Gloria, onde vive a criança e onde cerca de 500 pessoas apresentaram doenças respiratórias entre dezembro e março. O garoto se recuperou, mas duas crianças morreram no local.
Continua depois da publicidade
Os casos de La Gloria foram estudados por funcionários da empresa de consultoria norte-americana Veratect Consulting, que dizem ter alertado a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) sobre a situação entre os dias 11 e 12 de abril. Eles afirmaram ainda que não sabem a razão pela qual a instituição não avisou as autoridades mexicanas.
O governo do México assegura que não foi avisado até o dia 23 de abril e, por isso, chegou a trabalhar com a hipótese de que a primeira pessoa infectada fosse uma mulher do estado de Oaxaca, que morreu em 13 de abril, cinco dias após ser internada com sintomas de pneumonia.
Casos em outras localidades do país estão sendo avaliados. De acordo com dados divulgados até o momento, apenas cinco dos 32 estados mexicanos ainda não reportaram nenhum indício de gripe suína.
Hong Kong
Continua depois da publicidade
Duas pessoas estão sendo mantidas em isolamento em Hong Kong diante da suspeita de terem contraído o vírus. De acordo com o governo japonês, não foram detectados novos casos supeitos da doença desde ontem.
O diretor do Centro de Proteção da Saúde de Hong Kong, Thomas Tsang, afirmou que os dois pacientes apresentam apenas sintomas leves e que o diagnóstico definitivo deve ser divulgado em 24 horas.
As duas pessoas – uma mulher de 27 anos e um homem de 52 – viajaram recentemente para países da América do Norte, mas não estiveram no México. Até o momento, sete pacientes foram testados, mas todos os resultados foram negativos para gripe suína.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença
Continua depois da publicidade
