“Meu pedido neste ano vai ser diferente”. Esse é um dos trechos que abrem a cartinha que Gabriel Dutra, 11, escreveu para pedir que pudesse voar de avião e falar com Deus, para orar pela saúde do pai. Na última quinta-feira (9), o pedido do menino foi realizado por uma escola de aviação de Brusque, cidade onde mora com a família.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O pai do menino, Amarildo Debatin, teve um infarto enquanto fazia compras com a esposa em um supermercado no dia 12 de outubro. O acidente deixou sequelas: o coração agora funciona só com 22% da capacidade, o que o impede de trabalhar e faz com que precise ficar em constante repouso.

“Queria te fazer um pedido, porque sei que minha cartinha vai chegar até você: queria pedir para falar com o patrão da minha mãe e pedir um avião emprestado para poder ir ao céu e falar com Deus. Que o nosso presente de Natal neste ano seja que o papai do céu dê um coração novo para o papai”, diz em um dos trechos da carta.

A mãe, Amanda Dutra, tem trabalhado fazendo limpeza em uma fazenda aeronáutica da cidade, e ficou surpresa com o pedido, ainda mais por ser tão bem elaborado. Há cerca de 15 dias o marido teve um novo princípio de infarto, e quando ela chegou do hospital o filho falou da cartinha que havia escrito.

Continua depois da publicidade

— Eu via que enquanto trabalhava ele ficava sentadinho com aquele papel na mão perto dos aviões, e ficava pedindo para mim ler — conta Amanda, que estava muito atribulada com o trabalho que é a única forma de renda da família no momento.

A carta foi parar nas redes sociais da Sociedade do Pelznickel, de Guabiruba, e começou a repercutir nas redes sociais. Depois disso não demorou muito para que a equipe da Pelicano Escola de Aviação, que fica dentro do local em que Amanda trabalha, realizasse o desejo do menino.

Amanda conta que essa foi a primeira vez que Gabriel voou de avião, e que ficou com medo no início, mas não desistiu de realizar o sonho.

Veja o vídeo

“Minha mãe trabalha bastante para cuidar de nós e ajudar o pai a comprar os remédios. Eu logo vou crescer e trabalhar para ajudar a minha mãe”, escreveu o menino.

Continua depois da publicidade

Amanda tem mais dois filhos, Guilherme, de 10 anos e Maria Fernanda de cinco.

Leia a cartinha na íntegra

“Oi Pelznickel. Eu me chamo Gabriel, tenho um irmão e uma irmã, Guilherme e Maria Fernanda. Eu queria neste Natal poder ganhar um presente bem legal, mas meu pedido esse ano vai ser diferente. Pelznickel, queria te fazer um pedido, porque sei que minha cartinha vai chegar até você: queria pedir para falar com o patrão da minha mãe e pedir um avião emprestado para poder ir ao céu e falar com Deus. Que o nosso presente de Natal neste ano seja que o papai do céu dê um coração novo para o papai, porque o dele está funcionando 22%. Pelznickel, esse o presente que eu, meu irmão, minha irmã e minha mãe queremos de Natal. Minha mãe trabalha bastante para cuidar de nós e ajudar o pai a comprar os remédios. Eu logo vou crescer e trabalhar para ajudar a minha mãe, porque nós queremos que meu pai melhore logo e possa brincar de bola com a gente, e pegar a minha irmã no colo”.

Rifa

Amarildo está em uma fila de espera para poder colocar um marcapasso, aparelho que ajuda a controlar os batimentos cardíacos. Tem sido difícil para a famíliar custear os gastos mensais com medicamentos, e por isso está sendo feita uma rifa, que tem como prêmio um edredom. Cada bilhete custa R$ 5, e pode ser comprado através do telefone (47) 9 9759-7684. O sorteio será no dia 20 de dezembro.

O que é o Pelznickel

O Pelznickel é uma figura folclórica trazida pelos imigrantes alemães, muito presente na cidade de Guabiruba. O Pelznickel, ou Papai Noel do Mato, é um ajudante de São Nicolao que sai da mata onde reside para recompensar aqueles que foram bonzinhos e amedrontar e cobrar obediência daqueles que não foram.

* Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

“Questão de índole”: quem é o motorista de Blumenau que parou para ajudar deficiente

Continua depois da publicidade

Trigêmeos de Itajaí que perderam a mãe esbanjam fofura em ensaio de Natal; veja fotos

Pesquisa inédita feita na Furb em Blumenau estuda efeito do canabidiol em autistas

Sommerfest Blumenau 2022 já tem preço do ingresso definido