Francisco Oltramari, de 12 anos, é um menino com paralisia cerebral grave. Ele não anda, não fala, tem baixa visão e convive diariamente com a rigidez causada pela espasticidade muscular. Para melhorar a qualidade de vida do pequeno, a família encontrou uma nova esperança na cidade de Monterrey, no México.

Continua depois da publicidade

Francisco será o primeiro paciente com esquizencefalia a realizar tratamento Cytotron, no México. Ele mora em Ponte Serrada com a família e a realização da viagem para o tratamento foi possível após familiares, amigos e comunidade se mobilizarem em diversas ações para arrecadação de valores. No total, foram mais de R$300 mil arrecadados, que vão custear a viagem, estadia, tratamento e todas as despesas que a família terá.

O menino viaja neste fim de semana com a mãe, Maria Laura Oltramari, a irmã mais nova e a tia para Monterrey, onde o tratamento começa já na segunda-feira (11).

A jornada

Segundo a mãe de Francisco, Maria Laura Oltramari, após a família assistir ao filme “Os dois hemisférios de Lucca” a família conheceu o Cytotron, uma tecnologia revolucionária que utiliza campos eletromagnéticos para promover regeneração celular, e que mostrou resultados promissores em condições neurológicas semelhantes à de Francisco. Essa tecnologia tem sido estudada para diversas condições, como câncer, paralisia cerebral e epilepsia.

A busca começou no início de fevereiro. Maria entrou em contato com a clínica NeuroCytonix, responsável pelo tratamento. Após preencherem formulários, enviarem exames e passarem por uma chamada de vídeo com o médico responsável, veio a boa notícia: Francisco foi considerado elegível para o tratamento.

Continua depois da publicidade

Quem é o único adolescente catarinense que participou do quadro Pequenos Gênios

Desde o momento em que a família recebeu a resposta positiva, iniciou a campanha #TodosPeloFrancisco para arrecadar recursos que custeassem esse sonho e, após pouco mais de três meses de arrecadação, o valor que a família precisava foi alcançado.

O tratamento

O protocolo do Cytotron dura 28 dias, com sessões de uma hora por dia. Além disso, a clínica pede mais quatro dias — dois antes e dois depois — para a realização de exames comparativos, permitindo avaliar com precisão os resultados. A família estima permanecer cerca de 35 dias em Monterrey.

É importante destacar que o Cytotron ainda não está disponível em outros países além do México e o tratamento custa 35 mil dólares (mais de 200 mil reais). A tecnologia é nova e ainda está em fase de estudos para que, no futuro, possa ser oferecida em mais lugares. Mas os resultados já observados dão esperança para quem, como Francisco, vive as limitações impostas por condições neurológicas severas.

Todas as despesas que a família terá serão custeadas com os valores arrecadados. Diante disso, Maria expressou gratidão por meio das redes sociais e divulgou uma nota. Confira:

Continua depois da publicidade

“Queremos deixar registrado nosso mais profundo agradecimento a cada pessoa que contribuiu de alguma forma com a campanha #TodosPeloFrancisco. Seja com doações, palavras de apoio, orações ou simplesmente torcendo por nós de longe — vocês fizeram toda a diferença.

Graças a essa corrente de amor, conseguimos alcançar nosso objetivo e agora nos preparamos para o próximo passo: a tão esperada viagem para Monterrey, no México, onde o Francisco fará o tratamento com o Cytotron, na clínica NeuroCytonix.

As expectativas são grandes, mas seguimos com os pés no chão. Sabemos que não se trata de um milagre instantâneo, mas de uma oportunidade. O tratamento é uma etapa importante, mas o trabalho continua quando voltarmos, com terapias intensas e acompanhamento constante. Estamos nos preparando para isso com responsabilidade e fé.

Cada gesto de vocês nos trouxe até aqui. Que Deus abençoe imensamente a vida de cada um. Continuem nos acompanhando e torcendo pelo nosso guerreiro Francisco. A jornada continua, e seguimos com coragem, fé e o coração cheio de gratidão” finalizou a mãe.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Morango do amor viral faz confeiteiras de SC enfrentarem alta demanda: “Nunca vi nada assim”

Loteamento no Oeste de SC vende quase metade dos lotes em poucas horas em movimento milionário

Mistério de abdução em SC deixou marca nas costas e mensagem para a humanidade