Santa Catarina registrou 350 casos de meningite e 26 mortes em 2017. O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fábio Gaudenzi, destaca que o número está em queda, mas que todos os casos são importantes e merecem cuidado, alerta e mobilização de todos. No ano passado, houve mais de 600 casos no Estado.

Continua depois da publicidade

“Desde 2007, número de casos ao ano tem redução progressiva, fruto de medidas como a vacinação. Quando se souber de um caso de meningite é importante saber o caso, pois nem todas são transmissíveis”, destacou Gaudenzi, em entrevista ao Notícia na Manhã desta sexta-feira.

A meningite é uma inflamação das membranas protetoras que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada por bactérias, vírus, parasitas e fungos.

Os sintomas incluem febre de início repentino, associada à dor de cabeça, dor ou rigidez de nuca, vômitos frequentes e confusão mental. Caso apresente algum desses sintomas, a recomendação é procurar uma unidade de saúde mais próxima para começar o tratamento adequado.

Continua depois da publicidade