Após o término do Mundial Rio 2013, a Federação Internacional de Judô divulgou na última quarta-feira, 4 de setembro, a atualização do ranking com os pontos somados na competição.

Continua depois da publicidade

O Brasil manteve Sarah Menezes (48kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) como líderes do ranking. As duas primeiras foram medalhistas de bronze e a última, prata no campeonato mais importante do ano.

Mesmo sem perder uma luta durante o Mundial, mesmo por equipes, a campeã mundial Rafaela Silva (57kg) pulou da quarta para a segunda posição, pouco mais de 300 pontos atrás da ainda líder, a musa francesa Automne Pavia.

Outra que assumiu a vice-liderança do ranking foi a medalhista de prata no Mundial, Erika Miranda (52kg). Ela está empatada na posição com a japonesa Yuki Hashimoto em 1670 pontos. A líder é Majlinda Kelmendi, do Kosovo, que ficou com o ouro no Rio.

Continua depois da publicidade

Entre os homens, Victor Penalber (81kg) e Rafael Silva (+100kg) voltaram à segunda posição, atrás Avtandili Tchrikishvili (GEO) e Teddy Riner (FRA), respectivamente. Ainda entre os cinco primeiros do ranking, o Brasil conta com dois atletas no masculino.

Felipe Kitadai (60kg) é o quinto, mesma posição de Charles Chibana (66kg), que subiu duas posições depois de ficar em quinto no Mundial.