Meninas do “Time Garotas de Sucesso” vão representar Santa Catarina na semifinal mundial do Technovation Girls, programa que incentiva crianças e adolescentes de oito a 18 anos a criarem soluções para problemas da comunidade, por meio de aplicativos ou projetos que usam Inteligência Artificial. O grupo foi selecionado na categoria júnior, composta por meninas de 12 a 15 anos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Durante 12 semanas, elas se organizam em times para desenvolver um plano de negócios e o aplicativo. Na edição que ocorreu em Florianópolis neste ano, Micaela Previatti, Maria Eduarda dos Santos, Cristine Gelinger, Briana Cardenas criaram o Save Ocean com o auxílio de três mentoras. O aplicativo disponibiliza informações sobre a poluição dos oceanos e facilita a organização de mutirões para limpeza de praias.
> Meninas de escolas públicas de SC criam aplicativos e iniciam protagonismo feminino na tecnologia
— O aplicativo junta pessoas para formarem mutirões e irem nas praias para retirar o lixo, e tem a indicação para separar os recicláveis e os não-recicláveis. Também têm informações sobre o clima, a quantidade de lixo retirada e a localização de outras praias — explica Micaela Previatti.
Continua depois da publicidade
No desafio da Capital catarinense, o grupo empatou na disputa pelo primeiro lugar com a equipe Colour Home. Além das meninas de Santa Catarina, as outras semifinalistas brasileiras na categoria júnior são de São Paulo e Pernambuco.
Leia também
Covid, varíola dos macacos e mais: por que estamos registrando “boom” de doenças?