A bola vai subir na temporada 2019 para a equipe feminina de basquete de Blumenau. As meninas estreiam nesta quinta-feira na Liga de Basquete Feminina (LBF). As blumenauenses viajam até o Rio de Janeiro para enfrentar a LSB/RJ, às 19h, na Arena Olímpica. Quarta colocada na temporada passada, a equipe de Blumenau inicia a competição sonhando alto, buscando um passo a mais nesta edição.

Continua depois da publicidade

– A gente tem que sonhar com a realidade e construir o nosso sonho. Temos um time que vai brigar para ir além do que fizemos no ano passado – planeja o técnico de Blumenau, João Camargo.

Para isso, Camargo conta com a manutenção da base do grupo do ano passado e a chegada de reforços de atletas como a pivô Gil Justino, que tem passagens pela Seleção Brasileira; a ala-armadora Tássia (ex-Uninassau-PE), e a armadora Lays (ex-São Bernardo-SP). Apesar de considerar bom o período de 40 dias de preparação que a equipe teve, o treinador teme que as atletas sintam a falta de ritmo de jogo, já que a última partida oficial disputada pela equipe foi em novembro de 2018.

– A ansiedade é maior e aumenta a propensão ao erro. Temos que jogar com respeito ao adversário e concentração. É importante estrear com vitória – analisa o comandante.

Para largar com vitória, Camargo aposta num sistema de jogo baseado em marcação forte, para forçar o erro das adversárias, e a partir daí explorar o jogo de transição. O duelo entre LSB/RJ e Blumenau terá transmissão ao vivo do canal por assinatura ESPN Extra.

Continua depois da publicidade

Desfalque de última hora

Na antevéspera da estreia, Camargo perdeu um dos principais nomes da equipe. A ala-armadora venezuelana Waleska Perez (foto abaixo) torceu o tornozelo direito e rompeu um dos ligamentos. Ela ainda vai passar por avaliação médica, para definir o período de recuperação e o tratamento a ser feito.

Perez foi um dos destaques individuais do time na LBF de 2018, com média de 13,4 pontos, 7,4 rebotes e 4,1 assistências por partida.