A partir do dia 10 de março, a Secretaria Municipal de Saúde inicia nas escolas de Joinville (rede pública e particular) a vacinação gratuita de meninas de 11 a 13 anos contra o HPV -, o vírus que provoca o câncer de colo de útero. A campanha nacional pretende alcançar em Joinville pelo menos 80% do público alvo, que é de 13.244 meninas.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Saúde já recebeu das escolas a lista das meninas nesta faixa etária. A vacina somente não será aplicada se os pais apresentarem um termo de recusa.
A gerente da Unidade de Vigilância em Saúde, Jeane Vieira, explica que a proposta do Ministério da Saúde é atender as meninas que não iniciaram a atividade sexual e que não tiveram câncer, numa ação de prevenção futura.
– Nessa idade, a efetividade da vacina é bem maior e vai proteger nossas meninas e futuras mulheres contra o câncer de colo de útero – reforça Jeane Vieira.
Continua depois da publicidade
A aplicação da primeira dose será em março, a segunda dose em setembro e, uma terceira dose, cinco anos após a primeira – em 2019. A vacina é injetável (intramuscular) e quadrivalente, pois protege contra quatro tipos de vírus HPV.
Nesta quinta-feira, haverá uma reunião com os coordenadores regionais de saúde para definir os últimos detalhes da campanha de vacinação.
– É importante que os pais tenham consciência que a vacinação agora será uma proteção para o futuro de suas meninas – destaca Jeane Vieira.
Continua depois da publicidade
O câncer de colo de útero é o segundo tipo de tumor mais comum entre as brasileiras. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Em 2013, o Instituto Nacional do Câncer registrou o surgimento de 17.540 novos casos.