As tenistas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos demonstraram talento, precisão e muita técnica para empolgar a plateia com partidas emocionantes. Com um total de 63 jogos no Jurerê Sports Center e 20 jogos no Clube Doze de Agosto, as oitavas de final do campeonato internacional infantojuvenil revelaram surpresas, além de talentos nacionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques vindos do exterior é a atleta Emmanuelle de Beer, 17 anos, da cidade de Black River, das Ilhas Maurícios. A atleta, nº 447 no Ranking da ITF e quarta cabeça de chave da categoria 18 anos, impôs o seu jogo e venceu com facilidade a brasileira Izabella Pitta, 17, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/1). Emmanuelle veio ao Brasil pela primeira vez só para participar da Copa Guga Kuerten:
– Estou muito feliz em fazer parte deste evento. Admiro muito o Guga, acho ele um grande sujeito, muito humilde. Fiquei sabendo que ele fez uma visita ao hospital e isso é muito importante. Ele sempre dá muita atenção a pessoa com quem ele está, acho incrível – comenta.
A chilena Catalina Vives, 16 anos, reforçou o time dos atletas internacionais que vieram disputar a Copa. A tenista, nº 430 na ITF, ganhou de 6/2, 7/5 da tenista Amanda Silva. Catalina, que nunca havia visitado o Brasil, ficou impressionada com a infraestrutura e o profissionalismo do evento:
– Achei tudo muito organizado, estão de parabéns – comentou a atleta natural de Santiago.
Continua depois da publicidade
Da safra de tenistas nacionais, uma das atletas que vem brilhando é a paulistana Letícia Vidal, 16 anos. A tenista, nº 170 no ranking da ITF, venceu por 2 sets a 0 (6/2, 6/1) a paraguaia Cindy Oest, 16 anos, em jogo válido pela categoria 18 anos. Letícia tem história na Semana Guga Kuerten, pois já participou das outras quatro edições, sempre jogando na categoria 18:
– Acho a Semana Guga Kuerten excelente para descobrir novos talentos. Cada vez mais, vem gente para jogar e o evento é muito bom, está sempre evoluindo.
No ano passado, a atleta chegou as semifinais, barreira que espera vencer este ano:
– Estou bem tranquila, me sentindo bem, espero vencer amanhã – comenta.
Nessa sexta, dia 18, além das quartas de finais da Copa Guga Kuerten, a Semana promove o Torneio Tennis 10´, disputa especial que reunirá 130 atletas de 9 e 10 anos (masculino e feminino) inscritos na competição.