Uma jovem de 15 anos venceu todas as etapas do campeonato catarinense de tênis sem perder nenhum set. Maria Turchetto será premiada nesta sexta-feira como a melhor tenista de Santa Catarina na categoria até 16 anos por causa do feito. Ela disputou as cinco etapas do estadual e não perdeu sequer um set nos 18 jogos disputados ao todo.
Continua depois da publicidade
Nascida em Porto Alegre e radicada em Florianópolis desde os cinco anos, Maria Turchetto venceu as etapas em Criciúma, Brusque, Itajaí, Floripa e Blumenau, disputadas ao longo do ano. Além disso já somou os primeiros pontos no ranking mundial da categoria junior – até 18 anos. No mês em que completou 15 anos, ela venceu dois jogos da chave principal da Copa Guga de tênis, realizada em outubro, e já aparece na lista da International Tennis Federation (ITF), a federação internacional da modalidade.
A garota começou no tênis com oito anos em escolinha do ex-tenista Gustavo Kuerten, na Astel, em Florianópolis. Hoje ela treina na mesma escola, mas na Elase, com o técnico Flávio da Rosa Júnior.
De acordo com o pai, Fabiano Turchetto, o objetivo para 2020 é conseguir apoiadores para que ela possa disputar torneios maiores. O planejamento é disputar do todo o circuito nacional organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e também participar de pelo menos 10 torneios internacionais na categoria 18 anos, que valem pontos para o ranking mundial júnior. Hoje, Maria não conta com patrocinadores. Os apoios são apenas de atendimento gratuito para nutrição esportiva e de fisioterapia preventiva.
Maria Turchetto tem como inspiração o ex-tenista Guga Kuerten, que chegou ao topo do ranking mundial, e se espelha na jogo da romena Simona Halep (quarta do ranking mundial) e na eslovaca Dominika Cibulkova (312ª e seis títulos de WTA) por garra e capacidade de superação.
Continua depois da publicidade