Anita Pereira de Barros, de 12 anos, desenha desde que se entende por gente: fazendo suas criações com diferentes técnicas, como aquarela, guache e carvão, a menina, natural de Florianópolis, pretende ser ilustradora quando crescer – mas não imaginava que, tão cedo, já teria um desenho seu publicado em uma obra de peso: a versão brasileira de O Ickabog, novo livro da escritora J.K. Rowling, autora do fenômeno Harry Potter.
Continua depois da publicidade
Anunciado em maio, O Ickabog foi disponibilizado gratuitamente online. A partir daí, a escritora promoveu um concurso, incentivando crianças do mundo todo a lerem a obra e criarem ilustrações representando os personagens e sequências da história: os melhores foram selecionados para ilustrar a edição impressa do livro em seus respectivos países. A versão física de O Ickabog chegou às lojas no dia 10 de novembro.
– Eu fiquei sabendo do concurso por meio da irmã de uma vizinha: essa vizinha segue meu Instagram, e mostrou meus desenhos para a irmã dela – conta Anita. – A irmã dela tinha ficado sabendo do concurso, e me avisou. Quando fiquei sabendo, faltavam só quatro dias para o fim das inscrições! Então eu já comecei a ler o livro, e fui desenhando. Fiz onze desenhos no total.
Não é a primeira vez que Anita lê um livro de Rowling: ela está atualmente lendo Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quarto volume da série mais famosa da autora. O desenho selecionado é uma ilustração de um dos personagens de O Ickabog, o Rei, feita em guache.
> Feliz aniversário, Harry Potter! Confira os aniversários e signos dos personagens da série
Continua depois da publicidade
– Eu nem estava esperando ser selecionada, porque vi que mais de mil desenhos tinham sido inscritos. – diz Anita. – Minha avó estava bem positiva, mas minha mãe também me disse para não me animar muito… Eu nunca tinha me inscrito em um concurso, mas já participei de sorteios e nunca tive a sorte de ganhar um.
J.K. Rowling escreveu O Ickabog para suas próprias filhas, há mais de dez anos: a fábula é ambientada em uma terra imaginária, o reino da Cornucópia, que já foi o mais feliz do mundo. Nos pântanos enevoados ao norte, segundo a lenda, vivia o monstruoso Ickabog. Quando esse mito ganha vida própria, lançando uma sombra sobre o reino, duas crianças embarcam em uma aventura para desvendar a verdade e trazer a esperança e a felicidade de volta para Cornucópia.

Com capa dura, a versão brasileira do livro sai pela Rocco e foi ilustrada por 34 crianças de estados como Amazonas, Bahia, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins, além de Santa Catarina. Além de um exemplar de O Ickabog com adesivo com autógrafo da autora, cada vencedor do concurso vai ganhar dois acervos de vinte títulos cada, selecionados pela editora: um para si e outro para doar para uma escola ou biblioteca à sua escolha.