Uma menina de 4 anos de idade morreu após contrair um tipo de meningite bacteriana em Camboriú. A criança estava internada desde o último sábado (27) e teve morte cerebral decretada pelos médicos nesta quarta-feira (1º). Pietra Waltrick Hermes foi a primeira vítima da doença em 2024 na cidade do Litoral Norte.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
De acordo com a prefeitura, a menina foi infectada pela Streptococcus pneumoniae, uma bactéria que pode levar a graves infecções no pulmão, sangue e na membrana que reveste o cérebro — sendo este último conhecido como meningite.
No caso da pequena Pietra, após o início dos sintomas, ela foi levada ao Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Por causa do agravamento da doença, a criança teve de ser transferida para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville, onde permaneceu na UTI.
Nesta quarta-feira, porém, a menina não resistiu à doença e teve a morte cerebral confirmada pelos profissionais. A criança era aluna do Pré 1 vespertino do Centro de Educação Municipal Professora Tania Regina Garcia, unidade que Pietra frequentou desde o berçário, em Camboriú.
Continua depois da publicidade
Criança de 9 anos morre de meningite bacteriana em SC
Pelas redes sociais, a prefeitura lamentou a partida precoce da pequena e desejou forças à família no que chamou de “perda irreparável”.
“Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos, professores e colegas de classe de Pietra. Que encontrem conforto nas lembranças dos momentos felizes compartilhados”, disse ainda em nota.
O velório da criança ocorre nesta sexta (3), no Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, a partir das 22h. A cerimônia de despedida está marcada para sábado (4), às 8h.
Casos de meningite em SC se concentram na região litorânea
Segundo o último relatório da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) divulgado em 2024, entre janeiro e março deste ano 121 casos de meningite em geral foram registrados em Santa Catarina, sendo a maioria viral, seguido por meningite bacteriana.
Continua depois da publicidade
Durante o período, os casos confirmados ocorreram em 41 municípios do Estado, em diferentes regiões, porém, com maior concentração no litoral. Joinville, Camboriú, Itajaí, São José e Florianópolis foram as cidades com maior número da doença desde então, ainda de acordo com a Dive.
Ao todo, 12 pessoas morreram por meningites entre janeiro e março de 2024, sendo a maioria após ter sido contaminada pela meningite por tuberculose (66,7%). Camboriú não havia registrado nenhuma morte até então, conforme aponta o relatório.
Vacina
Atualmente, na rede pública de saúde, cinco vacinas protegem contra a meningite: a Pentavalente, Pneumocócica 10 valente conjugada, Meningocócica C conjugada, a BCG e a ACWY.
Outra forma de prevenção é manter os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados, principalmente salas de aula, quartos, locais de trabalho e transporte coletivo; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter rigorosa higiene com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas; e evitar aglomerações.
Continua depois da publicidade
Sintomas da meningite
A meningite é um processo inflamatório das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes infecciosos. Também pode ser causada por agentes químicos, como medicamentos. A meningite bacteriana costuma ser mais grave, podendo levar até a morte.
Os principais sinais e sintomas da doença são: febre alta que começa abruptamente, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez de nuca e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele, ou mesmo hematomas.
Em crianças menores de um ano, esses sintomas podem não ser tão evidentes e os pais ou responsáveis devem atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Ambulatórios de Blumenau vão vacinar contra a dengue neste sábado
Mulher morre em acidente a caminho do trabalho em SC e corpo é encontrado 14 horas depois