O dia 20 de novembro é marcado por luta, resistência, memória e celebração da cultura negra no Brasil. Em Joinville, grupos convidam os moradores a participar das comemorações que incluem atividades como exposições históricas, samba, culinária e até futebol.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Uma das entidades que estão com programação extensa é a Sociedade Kênia Clube, que durante todo o mês está recebendo visitas de escolas e entidades com grupos interessados em conhecer mais sobre a história do local, fundado há 63 anos, como um ponto de encontro para a comunidade afrodescendente, em uma época em que ainda havia segregação racial. 

Fotos de meio século mostram como clube negro se fortaleceu em Joinville

Continua depois da publicidade

— A Sociedade Kênia Clube é sinônimo de orgulho para nossa cidade. Somos referência na manutenção da cultura afro-brasileira, e contribuímos com o desenvolvimento regional, gerando emprego e renda através de projetos culturais e do uso contínuo de nossa sede —, diz Richel Marcelina, presidente do Kênia.

Para marcar a data, uma exposição com fotos e textos que contam um pouco sobre essa história de muita luta e resiliência, que consolidou o Kênia como polo cultural e patrimônio imaterial de Joinville, também ficará em exibição de 18 a 24 de novembro, no foyer do Teatro Juarez Machado, no complexo do Centreventos Cau Hansen. 

Confira a programação completa de eventos do Kênia em novembro

  • 18/11 a 24/11 – Exposição “Raízes do Kênia: Preservando a História de Joinville”, no Foyer do Teatro Juarez Machado, com visitação gratuita
  • 19/11 – Oficina de Percussão com o Mestre da Bateria Luciano Aruanda às 19h30 na Sociedade Kênia Clube (atividade gratuita)
  • 20/11 – Solenidade do Dia Nacional da Consciência Negra | Inauguração da Galeria dos Presidentes da Sociedade Kênia Clube e da Escola de Samba Príncipes do Samba | Roda de Samba com o Grupo Novo Sonhar
  • 21/11 – Oficina de Dança com Mayra Mura e Raydan, às 19h, na Sociedade Kênia Clube (atividade gratuita).
  • 22/11 – Festival Kênia com Vida com apresentação do Afoxé e exibição do filme “Ó Paí, Ó 2”, na Sociedade Kenia Clube (entrada gratuita)
  • 23/11 – Festival Kênia com Vida com atrações musicais e apresentações culturais, entrada gratuita
  • 24/11 – Festival Kênia com Vida, com atrações musicais, apresentações culturais, Galinhada da Tia Fioca e lançamento do Samba Enredo 2025 da Escola de Samba Príncipes do Samba (entrada gratuita).

Futebol e samba com o movimento negro de Joinville

Outro grupo que comemora a data é o Movimento Negro Maria Laura, que fará um evento em parceria com o time Senegão para reunir futebol, samba e culinária. Partidas amistosas e entrevero estão na programação de uma manhã especial que fortalece os laços da comunidade joinvilense.

Continua depois da publicidade

Integrante do Movimento Negro Maria Laura, Rhuan Carlos Fernandes destaca a importância da data para fazer a reflexão sobre a história do Brasil, principalmente por ser um país que teve 400 anos de escravidão e uma constituição histórica que tentou apagar as memórias do povo preto. Para Rhuan, a data é essencial para que a comunidade possa se reconhecer, se ver e falar de história e memória a partir da sua perspectiva. Por isso, neste ano, o grupo decidiu comemorar a data com um evento cultural e esportivo.

—Justamente porque a gente entende que resistir é também estar feliz, estar bem, estar junto e estar se aquilombando. Para nós, o mais importante disso tudo é que a partir do esporte e da cultura a gente consegue agregar e estar junto de uma forma que às vezes só a atuação no movimento social não permite. Então, foi por isso que a gente escolheu fazer esses dois eventos nesta data — explica.

O evento acontece nesta quarta-feira (20), no Dia da Consciência Negra, a partir das 10h, com os amistosos de futebol feminino e masculino. O evento acontece na Arena Ajaf, localizado na Rua Boehmerwald, 4210, bairro Parque Guarani. Para animar ainda mais o dia, um grupo de samba estará presente e será servido um almoço especial com entrevero, no valor de R$ 10 por pessoa.

Agenda cultural que celebra o Novembro Negro na Casa da Cultura

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (Compir) realizará o Novembro Negro – Cultura e Representatividade nesta quarta-feira (20). O evento ocorre na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, das 10 às 22h.

Continua depois da publicidade

O Novembro Negro terá oficinas, rodas de conversa, apresentações culturais, exposições, feira afroempreendedora e uma mesa redonda com produtores culturais do município. A entrada é gratuita.

O objetivo do Novembro Negro é promover uma imersão na cultura negra, reunindo vários representantes culturais que impulsionam e mantêm viva a cultura negra em Joinville.

Segundo a presidente do Compir, Estefany Cristine de Moura dos Passos, o evento pretende romper com padrões culturais e valorizar a cultura afro-brasileira e todos os seus ensinamentos

— O Novembro Negro é muito importante, principalmente agora, como feriado nacional. A pluralidade negra que existe em Joinville merece essa visibilidade e reconhecimento. O Compir agradece a todos que estão construindo este encontro e convida a toda a comunidade a prestigiar — afirma Estefany.

Continua depois da publicidade

Leia também

SC “ganha” 5 quilômetros quadrados de território em mapa após acordo com Paraná

Caminhão com óleo lubrificante perde os freios e derrapa ao entrar em área de escape da BR-376

Coragem no pé: times de Joinville usam o futebol amador na luta contra o racismo e homofobia