“Noite Suprema” é o nome da exposição de pinturas a óleo do artista visual Daniel Piras, de 43 anos, que mora em Florianópolis há uma década. Para compor as obras, o carioca se inspira no cotidiano e num estado onírico — que se refere à natureza dos sonhos, e é incorporado às artes produzidas por ele.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A mostra com 17 pinturas abriu na última sexta-feira (3), no hall de entrada do MULTI Open Shopping, que fica no Rio Tavares, em Florianópolis.

As obras, que retratam tudo que inspira o artista, foram produzidas durante quatro anos. De acordo com Daniel, algumas tiveram início em 2021 e 2022 e foram finalizadas somente em 2024.

— A minha obra apanha tudo o que me inspira. São as memórias das minhas andanças. Até hoje, caminho, observo os rostos gentis, as pessoas, as figuras que podem trazer alguma inspiração — explica.

Continua depois da publicidade

O quadro que aparece no cartaz da exposição, inclusive, tem o rosto de um homem que ele viu no Centro de Florianópolis.

— Ele estava observando as pessoas com uma perspicácia singular, e eu anotei no meu bloco de desenho os traços e a figura, e tentei colocá-lo em um quadro — conta ele.

Conheça a exposição

Nessas situações, ele faz recortes de memória com as próprias licenças poéticas. Em algumas obras, diz ele, o Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, e Florianópolis, cidade onde mora, se encontram.

Continua depois da publicidade

Na obra “Fada do Botequim”, presente na exposição, a atmosfera é de música em um bar que parece ser no Rio de Janeiro. Ele conta que em algumas pinturas faz menção à cidade natal, mas que ao mesmo tempo, na capital catarinense, tem sambas que ouviu que carrega no coração.

— Aqui tem o choro, e eu adoro o “chorinho”. Florianópolis tem um intercâmbio muito bacana entre o choro do Rio. Então tudo se encontra, as cidades se encontram — diz.

Processo criativo começa no desenho

O processo criativo de Daniel tem a ver com o desenho, desde que ele era criança.

— Com giz de cera, lápis de cor, desenhos em guardanapos… Tudo isso foi um apego para mim, a figura humana que se revela, que observamos nas ruas, nos cafés, que eu recrio em cenários oníricos — comenta.

Continua depois da publicidade

A produção da pintura de Daniel demanda tempo. Quando ela chega ao fim, ele ainda adiciona várias camadas de óleo sobre a tela, para dar um contraste de cor, luz e sombra e adicionar volume e movimento.

— Eu penso como se fosse uma sinfonia — diz ele sobre o processo criativo.

Ele escolheu as obras da exposição justamente por elas serem totalmente diferentes, mas terem encontros inevitáveis de rima.

— Elas foram trabalhadas durante muito tempo. O tempo é essencial para mim. Todas elas carregam a teia do tempo e todas elas são líricas. Eu até me inspiro na poesia literária brasileira, na nossa cultura popular, e tento trazer isso para as telas — compartilha.

A exposição poderá ser visitada até 31 de janeiro no hall de entrada do MULTI Open Shopping, que fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Bateria Tribuzana da Escola União da Ilha da Magia se apresenta em Florianópolis nesta sexta

Cinema: confira os filmes em cartaz de 02/01 a 08/01 em SC