No roteiro que percorre 12 quilômetros na região dos distritos de São Pedro e São Miguel, destacam-se as construções que resgatam a memória da colonização italiana. Casas de pedra, moinhos, cantinas coloniais e pontos de observação excelentes para fotografar fazem da rota um programa bem familiar.

Continua depois da publicidade

Entre as atrações, estão a Foto à Moda Antiga, onde o visitante pode se caracterizar de imigrante e ter sua imagem estampada em garrafas de vinho e espumante – ou fazer um book, simulando colheita de uva, consertando um tuc-tuc, enfim. A dica é passar por lá, fazer as imagens, continuar a rota e, no retorno, pegar as lembranças.

Foto: Gustavo Bottega, divulgação

Bem ao lado, fica a Casa do Tomate, que oferece uma infinidade de produtos feitos com o produto – de sorvete a cerveja. De quebra, a proprietária, Maristela Pastorello Lerin, ministra uma excelente (e divertida) aula de história local.

Continua depois da publicidade

ROTA 1: Encantos de Eulália

ROTA 2: Cantinas Históricas

ROTA 4: Vale do Rio das Antas

ROTA 5: Vale dos Vinhedos

Mais adiante, a pitoresca Casa da Ovelha é um convite à diversão, especialmente para as crianças: entre as atrações, estão corrida de ovelhas, pastoreio, tosquia e até dar leite para filhotinhos. Mas não deixe de conferir os excelentes derivados de leite de cabra vendidos lá.

*O repórter viajou a convite do Bento Convention Bureau

Leia também

O que ver e fazer nos caminhos que levam a Gramado, na Serra

Turismo rural é atração em Gramado e Canela

Pousada oferece experiência espiritual na serra gaúcha

Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha

Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul