O conhecido ranking do TasteAtlas elegeu os 100 melhores queijos do mundo. Com uma base de dados abrangente de sabores e preferências, o portal compilou uma lista impressionante, representando uma jornada global pelos mais refinados e deliciosos queijos do mundo.
Continua depois da publicidade
Com 1.378 queijos catalogados e uma impressionante coleção de 36.551 avaliações de usuários, a classificação destaca-se por sua abrangência e rigor. Entre os inúmeros queijos que despertam paladares ao redor do globo, separamos os 50 mais excepcionais que conquistaram seu lugar no pódio.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Dentre os queijos que conquistaram posições cobiçadas, destaca-se a presença de clássicos como o francês Roquefort e o italiano Parmigiano-Reggiano. No entanto, também há espaço para surpresas e descobertas, com queijos menos conhecidos, mas igualmente excepcionais, garantindo seu merecido reconhecimento.
Continua depois da publicidade
Os apreciadores de queijo, chefs e amantes da gastronomia agora têm à disposição uma referência valiosa para suas aventuras culinárias. O ranking do TasteAtlas não apenas celebra a excelência queijeira, mas também serve como um convite para explorar novos territórios de sabor e textura.
Os melhores queijos do mundo, da posição 50ª a 41ª
50. Redykołka
Redykołka é um queijo pequeno feito com leite de ovelha da região de Podhale, na Polônia. O nome deriva da palavra polonesa “redyk”, que significa uma cerimônia na qual as ovelhas são levadas para pastagens de montanha.
Continua depois da publicidade
49. Taleggio
Este queijo de leite de vaca, de sabor suave, apresenta uma textura macia e cremosa, um aroma forte e um sabor frutado. Sua casca fina varia de cor de rosada a alaranjada, e, conforme envelhece, pode desenvolver mofo comestível. O Taleggio é produzido em blocos quadrados e possui um aroma pungente que se intensifica à medida que o queijo envelhece.
48. Manchego curado
O Manchego curado é uma variedade de queijo Manchego que está na terceira fase de maturação. O queijo é feito com leite de ovelha envelhecido por 3 a 6 meses. A textura é semi-firme, suave e cremosa. Os sabores são suaves, agradáveis, doces, caramelizado e levemente picante.
47. Gorgonzola piccante
O Gorgonzola piccante é uma variedade tradicional do queijo azul italiano Gorgonzola feito a partir de leite de vaca pasteurizado. Sob sua casca natural mofada, a textura é esfarelada e compacta, com veias azuis percorrendo toda a massa. Os aromas são picantes e pungentes, enquanto os sabores são marcantes, fortes, intensos e cremosos, ao contrário da versão Gorgonzola dolce.
Continua depois da publicidade
46. Kefalotyri
O Kefalotyri é um queijo tradicional grego-cipriota feito de leite de cabra ou ovelha. Possui uma textura firme e esfarelada e um aroma forte e rico, enquanto os sabores podem ser melhor descritos como salgados, fortes, tangentes, marcantes e picantes.
45. Livanjski sir
Inspirado na tradição suíça e francesa de produção de queijos, o livanjski sir foi produzido pela primeira vez em 1886 e, inicialmente, era feito apenas com leite de ovelha. Posteriormente, a produção mudou e, embora muitos tipos produzidos industrialmente hoje em dia usem apenas leite de vaca, existem algumas empresas locais e familiares que utilizam uma combinação de leite de ovelha e de vaca.
44. Miročki sir
Parente próximo do popular halloumi, o Miročki sir é um queijo fresco e rico em gordura feito de leite de vaca, embora leite de ovelha e de cabra também possam ser adicionados à mistura. Possui uma textura semi-dura e um sabor ligeiramente adocicado. O queijo é brevemente cozido em seu próprio soro, sendo posteriormente salgado e deixado em salmoura por dois dias.
Continua depois da publicidade
43. Picón Bejes-Tresviso
O Picón Bejes-Tresviso é um queijo azul feito com leite de vaca, ovelha e cabra, produzido em Cantábria, no norte da Espanha. É feito colocando, de forma solta, coalhos do tamanho de avelãs no molde, permitindo circulação de ar suficiente para iniciar o crescimento do mofo Penicillium.
42. Queso Payoyo
O Queso Payoyo é um queijo espanhol feito com uma mistura de leite de cabra e ovelha das cabras locais da raça Payoyo e ovelhas de Grazalema. Seu sabor é rico e picante, a casca é entrecruzada, enquanto a textura é mais cremosa e macia do que a do Manchego, ao qual se assemelha um pouco.
41. Kefalograviera
Este é um dos queijos gregos mais famosos. Ele tem sido produzido na Macedônia Ocidental, Epiro, Aitoloakarnanina, Evrytania e no oeste do continente grego desde a década de 1960, o que o torna um dos queijos mais recentes no mercado grego. É um queijo de mesa duro geralmente feito de leite de ovelha ou uma mistura de leite de ovelha e cabra. Kefalograviera recebeu seu nome devido a ser um cruzamento entre o Kefalotyri, um queijo salgado e intensamente saboroso, e o suave queijo Graviera.
Continua depois da publicidade
Os melhores queijos do mundo, da posição 40ª a 31ª
40. Burrata di Andria
Feita a partir de leite de vaca, em particular, de mozzarella e creme, a Burrata di Andria é conhecida popularmente como ‘a rainha dos queijos’. Originária da Apúlia, mais precisamente da cidade de Andria, já se tornou um clássico italiano, apesar de sua história relativamente curta. A casca externa deste queijo fresco é de mozzarella sólida, enquanto o interior contém tanto mozzarella quanto creme, conferindo a esta deliciosa iguaria uma textura incomum e macia.
39. Saint-Marcellin
O Saint-Marcellin é um queijo feito com leite de vaca integral nas regiões francesas de Drôme, Isère e Savoie, e recebe o nome da cidade homônima pertencente à região de Isère. O queijo está disponível em duas variedades – seco ou macio.
Continua depois da publicidade
38. Selles-sur-Cher
O Selles-sur-Cher é um queijo macio feito com leite de cabra integral, polvilhado com cinza de madeira para desenvolver uma casca única com notas minerais intensas. É produzido na Sologne Ocidental, incluindo a região de Cher, na França. A palavra ‘Selles’ refere-se à forma do queijo, ou seja, um disco.
37. Cheddar Artesanal
Este não é o Cheddar comum feito em todo o mundo, mas um queijo único devido à sua maturidade, sabor distinto e completo, à origem do leite e aos métodos especiais de produção artesanal nos quatro condados de Dorset, Somerset, Devon e Cornwall.
36. Gołka
Tradicionalmente associada à região da Silésia, o gołka é um queijo polonês defumado feito exclusivamente com leite de vaca. É caracterizada por sua cor amarelo-claro e, antes de ser defumada, é colocada em moldes de madeira esculpidos que formam sua típica forma cilíndrica e proporcionam um padrão decorativo na casca.
Continua depois da publicidade
35. Provola
O Provola é um queijo italiano que é essencialmente a versão menor do Provolone. O queijo é feito com leite de vaca e tem origem na Campania. Este queijo de pasta filata é geralmente imerso em salmoura, e alguns queijos são defumados (conhecidos como Provola affumicata) antes de serem pendurados para secar por pelo menos 4 meses.
34. Njeguški Sir
O Njeguški sir é um queijo duro montenegrino de leite de ovelha integral. A coalhada é inicialmente colocada em um pano de queijo, depois em um molde de queijo e, por fim, é prensada com uma tábua de madeira coberta por uma pedra. Após um dia, o queijo é salgado e colocado em uma caixa de madeira por dois dias, sendo então deixado para maturar por pelo menos quatro semanas, até que esteja pronto para o consumo.
33. Manchego viejo
É uma variedade de queijo Manchego que se encontra na quarta e última fase de maturação. O queijo é feito a partir de leite de ovelha e envelhece de um a dois anos em cavernas naturais. A textura é firme e esfarelada, enquanto a cor é amarelo profundo e rico.
Continua depois da publicidade
32. Kalathaki Limnou
Este queijo branco, macio e salgado é feito a partir de leite fresco de ovelha ou de uma combinação de leite de ovelha e cabra, provenientes de raças que pastam livremente em gramíneas selvagens na ilha de Lemnos, no norte do Mar Egeu. O método de produção é bastante semelhante ao do tradicional queijo feta, com uma diferença significativa que também deu a este queijo o seu nome.
31. Krasotyri
O Krasotyri é um queijo grego tradicional originário de Kos. O queijo é feito a partir de leite de ovelha, de cabra ou uma combinação dos dois. O leite é aquecido, pasteurizado, colocado em recipientes e depois transferido para moldes tradicionais de vime alongados, onde é drenado.
Os melhores queijos do mundo, da posição 30ª a 21ª
Continua depois da publicidade
30. Stracciata
Por fora, é cremoso, suave, doce, fresco e ligeiramente salgado, enquanto por dentro é leitoso e picante. O queijo derrete facilmente na boca, deixando notas de manteiga derretida no paladar. O nome stracciata é derivado do verbo stracciare, que significa rasgar.
29. Beaufort
Nomeado após a cidade de origem e produzido na região francesa de Rhône-Alpes desde a Idade Média, o Beaufort é um queijo duro feito a partir de leite cru da raça de gado Tarentaise. Geralmente, é amadurecido por um período muito mais longo do que seus colegas alpinos mais macios, cerca de quatro a cinco meses. Durante os dois primeiros meses, o Beaufort é esfregado diariamente com sal, e uma vez que a casca tenha amadurecido o suficiente, as rodas de queijo são untadas com morge – uma mistura de salmoura, soro e raspas de queijo envelhecido.
28. Délice de Bourgogne
Délice de Bourgogne é um queijo francês de triplo creme originário da região da Borgonha, daí o nome. O queijo é feito com leite de vaca e gordura do leite, com um teor de gordura de 75%. Sua textura é suave e cremosa, enquanto os sabores são picantes, ácidos, salgados, amanteigados e com notas de cogumelos.
Continua depois da publicidade
27. Picodon
O Picodon é um queijo pequeno e redondo feito com leite de cabra, com um peso mínimo de 60 gramas, produzido nas regiões de Ardèche e Drôme, na França. Sua casca é fina, com mofo amarelo ou branco pontilhado de azul na parte exterior.
26. Quesillo
Este queijo oaxaquenho é um queijo branco semimacio feito com leite de vaca, é caracterizado por sua textura elástica. Possui um sabor salgado, cremoso, suave e amanteigado, tornando-o ideal para quesadillas, empanadas e tlayudas. O queijo tem ótimas propriedades de derretimento, o que é a razão pela qual é frequentemente usado em vários pratos assados.
25. Bundz
O Bundz é um queijo polonês feito a partir de leite de ovelha. O queijo é produzido nas regiões montanhosas do país e lembra o queijo cottage em sabor e textura, tendo um sabor suave e fresco. O soro restante criado na produção do bundz é utilizado para a preparação de uma bebida tradicional polonesa chamada “żętyca”.
Continua depois da publicidade
24. Canastra
Canastra é um queijo brasileiro feito a partir de leite cru de vaca. Ele tem origem na região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, daí o nome. O queijo cilíndrico é ou semi-duro ou ligeiramente mais macio, e seu sabor é levemente ácido e ligeiramente picante.
23. Graviera Kritis
Este queijo tem uma longa história e é o graviera grego mais conhecido. É produzido utilizando métodos tradicionais e amadurece em instalações nas prefeituras de Hania, Rethymnos, Iraklion e Lasithio na ilha de Creta.
22. Comté
O Comté é um queijo grande e duro feito a partir de leite de vaca não pasteurizado, com pelo menos 45% de gordura e uma massa prensada e cozida. Cada roda de queijo é única, com numerosas variedades de sabor que podem variar de leitoso, picante, torrado a frutado, amanteigado ou vegetal, devido ao fato de que o leite utilizado deve ser usado imediatamente. Ele é produzido no maciço do Jura, nas cavernas dos departamentos de Doubs, Jura e Haute-Saône, na França.
Continua depois da publicidade
21. Provolone del Monaco
Produzido desde os anos 1700 pelos pastores que viviam nas Montanhas Lattari, a maior área de produção de leite ao redor de Nápoles e Vico Equense, o Provolone del Monaco é um queijo semiduro em formato de melão feito a partir de leite cru de vaca.
Os melhores queijos do mundo, da posição 20ª a 11ª
20. Pecorino Toscano
Lá pelo século XV, quando a produção do Pecorino costumava começar na primavera, essa iguaria toscana era chamada de Cacio Marzolino, significando queijo de março. Hoje em dia, o Pecorino Toscano também é produzido no Lácio e na Úmbria, regiões vizinhas da Toscana, e está disponível durante todo o ano, seja como Fresco (fresco) ou Stagionato (maturado por pelo menos 4 meses). Esse queijo macio a semiduro é feito com leite integral de ovelhas que pastam entre os Apeninos e o Mar Tirreno. Em comparação com outras variedades de queijo Pecorino, o Toscano é apenas levemente salgado e, assim, mantém seu sabor delicado e doce.
Continua depois da publicidade
19. Queijo de Azeitão
Azeitão é um queijo semiduro feito a partir de leite de ovelha não pasteurizado. As origens deste queijo remontam ao século XIX, quando Gaspar Henriques de Paiva emigrou para a cidade de Azeitão. Por nostalgia por sua cidade natal, ele importou ovelhas leiteiras pretas de sua cidade natal para Azeitão e trouxe fabricantes de queijo de Beira Baixa para produzir os queijos.
18. Bryndza Podhalańska
Este queijo é feito com uma mistura de leite de ovelha e vaca, onde as vacas devem pertencer à raça Polska Krowa Czerwona (Vaca Polonesa Vermelha), e a quantidade máxima de leite de vaca utilizada no processo não deve ultrapassar 40%. O queijo recebe seu nome do nome tradicional da região – Podhale, onde muitos hábeis fabricantes de queijo produzem essa iguaria branca, cremosa ou esverdeada, com um sabor intenso, salgado e ligeiramente azedo.
17. Pecorino Sardo
Este queijo é produzido exclusivamente na ilha da Sardenha, com massa semi-cozida e dura. É feito com leite integral de ovelhas da raça Sarda, que são tradicionais da região. Estas ovelhas se alimentam se ervas aromáticas que conferem um sabor único a este queijo.
Continua depois da publicidade
16. Saint-Félicien
Este é um queijo francês de massa mole originário da região de Rhône-Alpes. Ele é feito com queijo de vaca, com textura macia e cremosa e sabor frutado, azedo, amanteigado e amendoado. Durante seu processo de maturação, ele desenvolve uma casca firme com sabor que remete à cogumelos.
15. Brillat-Savarin
Este é um queijo que tem a sua origem no final do século XIX, na Normandia. Feito com leite de vaca, esta especiaria possui uma casca branca e macia, com pelo menos 75% de gordura,
14. Melichloro
O Melichloro é um queijo grego produzido na ilha de Lemnos. É feito a partir de leite fresco de ovelha e cabra. Sua textura é dura, enquanto os sabores são ricos e complexos, capturando o aroma de ervas e flores silvestres que crescem na ilha.
Continua depois da publicidade
13. Pecorino Romano
Um queijo feito a partir do leite integral de ovelhas, possui um sabor particularmente salgado e ligeiramente picante. Envelhecido por pelo menos 5 meses, o Pecorino Romano é um ótimo queijo de mesa que pode ser servido com frutas e vegetais.
12. Crottin de Chavignol
Um queijo pequeno feito com leite cru de cabra, fica ótimo ao ser servido grelhado com uma salada, ou com pão e bacon. Possui uma textura densa e úmida, e seu sabor remete ligeiramente a amêndoas
11. Grana Padano
Um popular queijo duro, feito a partir do leite de vaca semi-desnatado não pasteurizado. Conforme o queijo envelhece, os sabores se tornam mais pronunciados, saborosos e complexos, enquanto a textura fica ainda mais granulada e esfareladiça.
Continua depois da publicidade
Os melhores queijos do mundo, da posição 11ª a 1ª
10. Mont d’Or
Também conhecido como Vacherin du Haut-Doubs, o Mont d’Or é um queijo macio feito com leite cru de vaca na região de Haut-Doubs, na França. Ele possui um sabor completo, rico, doce e herbáceo, com um toque ligeiramente ácido. Sua casca não é comestível, ao contrário da maioria dos outros queijos franceses, então precisa ser removida para chegar ao interior cremoso, líquido e quase derretido quando totalmente maduro. Como o queijo já está quase derretido, pode ser consumido como uma fondue e apreciado com vinhos espumantes.
9. Pljevaljski Sir
Um queijo branco tradicionalmente produzido a partir do leite cru de vaca, é caracterizado pelo seu sabor forte e textura cremosa. Possui aromas únicos que resultam do seu processo de maturação que ocorre em barris de madeira. Este queijo é tão popular que há até mesmo um evento anual chamado “Dani Pljevaljskog Sira”, onde diversos produtores da região de Pljevalj apresentam seus queijos.
Continua depois da publicidade
8. Reblochon
O Reblochon é um queijo semi-duro prensado, feito a partir de leite de vaca não pasteurizado que deve maturar por pelo menos 15 dias nos departamentos de Savoie e Haute-Savoie, na França. Segundo uma antiga história, ele existe porque um fazendeiro transformava o leite em queijo para ocultar parte de sua produção de leite, a fim de reduzir os “impostos de leite” que pagava aos proprietários dos pastos.
7. Saint-André
Frequentemente chamado de queijo celestial, o St. André é um queijo francês de tripla camada feito com leite de vaca. Originário de Coutances, na região da Normandia, este queijo possui sob sua casca comestível e aveludada um interior denso e cremoso, com aromas e sabores suaves e ricos, que podem ser descritos como azedo, picante, amanteigado e salgado.
6. Burrata
Burrata, literalmente significando “amanteigado”, é um queijo artesanal da região da Puglia, no sul da Itália, especialmente nas províncias de Bari e Barletta-Andria-Trani. O queijo é feito à mão com leite de vaca, coalho e creme. Acredita-se que o queijo foi criado por Lorenzo Bianchino Chieppa, um produtor de queijos que teve a ideia de formar uma casca de fios de mussarela esticados e enchê-la com um creme delicioso e rico, juntamente com pedaços menores de mussarela restante.
Continua depois da publicidade
5. Queijo Serra da Estrela
O Serra da Estrela é um queijo de pasta semidura feito a partir do leite das raças Bordaleira Serra da Estrela e Churra Mondegueira de ovelhas. A ordenha é feita à mão, após o que o leite é aquecido, salgado e coalhado com extrato de cardo.
4. Graviera Naxou
Esse queijo é produzido na ilha de Naxos, nas Cíclades, há pelo menos um século. O Graviera Naxou é feito a partir de leite de vaca pasteurizado ou de uma mistura de leite de ovelha e, no máximo, 20% de leite de cabra. É um queijo de mesa duro com um sabor refrescante.
3. Stracchino di Crescenza
Stracchino di Crescenza é um queijo italiano geralmente feito com leite de vaca, mas também pode ser feito com leite de búfala. A textura do stracchino é cremosa e untuosa, sendo frequentemente utilizado como um tipo de patê. Os sabores são suaves, frutados, cremosos e doces.
Continua depois da publicidade
2. Mussarela de Búfula
A mussarela de búfala sempre vem embalada em salmoura; ela tem um sabor suave, porém ligeiramente azedo, e combina bem com diversos pratos italianos de antepastos, especialmente com clássicos como a salada Caprese.
1. Parmigiano Reggiano
Considerado um dos queijos de mais alta qualidade do mundo, o Parmigiano Reggiano é feito com leite cru e semidesnatado de vacas que se alimentam de capim fresco e feno. Possui uma textura dura e granulada, e seus sabores variam de amendoado a robusto e ligeiramente picante, dependendo do tempo de maturação do queijo.
As origens do Parmigiano Reggiano remontam à Idade Média, quando monges beneditinos e cistercienses recuperaram os pântanos do Vale do Pó e começaram a produzir este queijo muito apreciado, que mais tarde foi nomeado após a cidade de Parma, seu local de origem.
Continua depois da publicidade
Leia também
Os 10 melhores alimentos e drinks brasileiros, segundo votação internacional
Os 10 “polêmicos” piores pratos brasileiros, segundo site internacional