A música gospel influencia o universo sonoro global desde que surgiu e se popularizou com os corais Afro-americanos nos Estados Unidos no século XX. O gênero que começou com uma sonoridade mais ligada aos dogmas religiosas, hoje, já se apropria de diversos outros estilos como o Rock, Pop, Sertanejo e até mesmo o Hip Hop. Pela importãncia desse gêneros, selecionamos as 20 melhores músicas de todos os tempos.
Continua depois da publicidade
No Brasil, a música gospel também é um recorte histórico do nosso país, com diversas músicas clássicas e atemporais que marcam o imaginário religioso e musical dos brasileiros. Artistas como Kléber Lucas, Aline Barros e Padre Marcelo Rossi fizeram história com músicas que são tocadas até hoje nas cerimônias religiosas, e garantem um lugar único na expressão cultural e religiosa do país.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Considerado um dos gêneros musicais mais antigos e famosos pelo mundo, o estilo impulsionou artistas nacionais e internacionais para o estrelato, gerando também outros gêneros a partir de si. Alguns nomes como Elvis Presley, Mahalia Jackson e Aretha Franklin iniciaram suas carreiras como cantores em igrejas nos EUA, e desde que surgiu nas raízes do Blues e R&B, a música gospel continua a influenciar artistas contemporâneos como Kanye West e Kendrick Lamar.
Continua depois da publicidade
Confira as 10 melhores músicas gospel brasileiras
Faz Um Milagre Em Mim — Regis Danese
Essa canção emblemática do cantor Regis Danese se tornou um clássico desde que foi lançada em 2008. O cantor, que teve passagem pela banda “Só Pra Contrariar”, converteu-se e desde então tem focado na música gospel.
Seguir Teu Coração — Anderson Freire
Anderson Freire é um dos cantores mais populares do gênero, e a canção “Seguir Teu Coração” se tornou um hino nacional para os cristãos de diversas denominações pelo país.
Continua depois da publicidade
Ressuscita-me — Aline Barros
Aline Barros já vendeu mais de 15 milhões de discos na sua carreria e é uma das maiores artistas do gospel no Brasil. Com o hit “Ressuscita-me”, de 2011, a cantora consolidou o seu lugar dentre os clássicos do gênero.
Caminho No Deserto — Soraya Moraes
Versão traduzida da canção “Way Maker”, da banda Leeland, “Caminho No Deserto” se tornou um clássico das igrejas cristãs pelo Brasil e pelo mundo. Soraya Moraes, que lançou a sua carreira em 1992 com o álbum “Guerra”, também é um ícone do estilo no país.
Resultado — Isadora Pompeo
Uma das principais representantes da nova geração do gospel no Brasil, Isadora Pompeo já é um nome conhecido para os amantes de música gospel. Lançada em 2021, “Resultado” teve uma repercussão gigante no meio e já marca quase 4 milhões de visualizações no YouTube.
Continua depois da publicidade
Sou Humano — Bruna Karla
Bruna Karla também vem marcando a sua carreira como uma das principais representantes do gospel no Brasil. Com a canção “Sou Humano”, a cantora relembra que estamos sob a possibilidade do erro e que Deus é nosso advogado apesar das nossas falhas.
Purifica-me — Kleber Lucas
Com este clássico de 1998, Kleber Lucas marcou o gênero e foi um dos pioneiros da popularização do gospel no país. A canção faz parte do álbum “Meu Maior Prazer”, que consagrou o cantor como um das maiores influências no gospel brasileiro.
Segura na Mão de Deus — Padre Marcelo Rossi
Talvez uma das músicas cristãs mais conhecidas do país, “Segura na Mão de Deus” foi composta originalmente por Nelson Monteiro da Mota. Porém, foi na voz do Padre Marcelo rossi que a cançou se tornou um clássico não apenas da música gospel no Brasil, mas na indústria fonográfica como um todo, tendo sido regravada diversas vezes por outros artistas.
Continua depois da publicidade
Nada Além de Ti — Thalles Roberto (part. Gabriela Rocha)
Thalles Roberto, teve experiência em bandas como Jota Quest e Jamil E Uma Noites. No entanto, a sua fé predominou, levando-o a ingressar no cenário da música gospel.
A canção “Nada Além de Ti” destaca-se como uma das faixas do álbum “Uma História Escrita pelo Dedo de Deus”, representando a colaboração entre Thalles Roberto e a cantora Gabriela Rocha.
Ninguém Explica Deus — Preto no Branco
Com uma identidade músical única, a banda Preto no Branco fez história com a canção “Ninguém Explica Deus”. Também com participação de Gabriela Rocha, a música consagrou-se como um clássico desde que foi lançada em 2016 tendo alcançado diferentes públicos e denominações.
Continua depois da publicidade
Confira as 10 melhores músicas gospel internacionais
Amazing Grace — Elvis Presley
Escrita por John Newton, é uma das melhores canções gospel de todos os tempos devido à sua enorme popularidade em todo o mundo. A mensagem da música sobre a alegria espiritual profunda ressoa com muitas pessoas, resultando em sua inclusão em milhares de álbuns e sendo interpretada por músicos de classe mundial, com uma versão icônica de Elvis Presley.
Farther Along — Sam Cooke
Uma canção clássica de Sam Cooke, “Farther Along” comenta sobre como muitas vezes nos encontramos em dúvida quando pessoas más têm sucesso, enquanto os fiéis muitas vezes passar por desafios e provações.
Continua depois da publicidade
Precious Memories — Dolly Parton
Depois de perder seu filho de cinco anos, J.B.F. Wright escreveu a música “Precious Memories” sobre como as memórias das pessoas justas são abençoadas. Ao longo dos anos, esta música foi interpretada por músicos como Bob Dylan e Dolly Parton.
Wings of a Dove — Ferlin Husky
Escrita por Bob Ferguson e interpretada por Ferlin Husky nos anos 60, “Wings of a Dove” nos ensina que Deus nos manda cuidado e esperança “nas asas de um pombo”, assim como foi com Noé na arca.
How Great Thou Art — Carrie Underwood
Um hino clássico escrito pelo poeta suéco Carl Gustav Bobert, no final do século 19, a música possui diversas versões clássicas cantadas em muitas línguas diferentes, porém a canção na voz de Carrie Underwood se tornou icônica, hoje com quase 10 milhões de visualizações no YouTube.
Continua depois da publicidade
I’ll Fly Away — Bob Marley
O hino “I’ll Fly Away” de Albert E. Brumley, de 1929, é a música gospel mais gravada do mundo, com versões de Bob Marley, Kanye West e muitos outros artistas. Seus temas de vida eterna no reino de Deus tornam a canção uma escolha popular para serviços religiosos e funerais.
I Saw the Light — Hank Williams
A música clássica de 1947 do músico country Hank Williams conta a história de um homem pecador que vagava sem rumo antes de Jesus vir e mostrar-lhe a luz. Essa canção agora é um clássico tanto na cena da música country quanto na gospel, inclusive emprestando seu título para o filme biográfico de Hank Williams de 2015, estrelado por Tom Hiddleston.
Peace in the Valley — Mahalia Jackson
Inicialmente intitulada “There’ll Be Peace in the Valley for Me,” Thomas A. Dorsey compôs esta canção para a lenda da música gospel Mahalia Jackson. Elvis Presley solidificou ainda mais seu status como uma das maiores canções gospel de todos os tempos ao apresentá-la diante de mais de 50 milhões de telespectadores no programa The Ed Sullivan Show.
Continua depois da publicidade
Marvin Sapp – Never Would Have Made It
O músico Marvin Sapp compôs o sucesso de 2007 “Never Would Have Made It” como um tributo a seu falecido pai. Nesta canção, Sapp louva a Deus por ajudá-lo em tudo e afirma que jamais teria conseguido se não fosse por Jesus.
Aretha Franklin – There Is A Fountain Filled With Blood
A interpretação de Aretha Franklin da música “There Is A Fountain Filled With Blood” é uma obra-prima emocionante que destaca sua incomparável habilidade vocal. Através de sua entrega emotiva, Franklin dá nova vida a este hino clássico, infundindo-o com paixão genuína e fervor gospel. A canção se torna um testemunho poderoso de sua capacidade de transcender gêneros e conectar-se com os ouvintes em um nível espiritual profundo.