Pode assumir, nada melhor que fazer uma maratona de filmes que servem tanto para as crianças quanto para os adultos quando se é pai e/ou mãe, não é? Por isso, preparamos para você uma lista dos melhores filmes infantis de todos os tempos. Assim, já deixa a pipoca estourar, prepara o refrigerante, ligue a TV e venha curtir as histórias para ninguém tirar o olho da tela. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

De clássicos atemporais aos queridinhos do momento, nossa lista promete criar memórias que durarão para sempre. Já aperte o play e prepare-se para uma sessão inesquecível para os adultos e crianças!

Os melhores filmes infantis de todos os tempos

Continua depois da publicidade

Franquia Toy Story

Ah, Toy Story! A franquia que caminhou de geração em geração e sempre encanta as crianças (e muitos adultos) ao longo de muitos anos. Como não se apaixonar pela turma do Woody, Buzz Lightyear e companhia? Esses brinquedos ganham vida de forma mágica quando nenhuma pessoa está olhando e entram em aventuras incríveis que são contadas ao longo dos quatro filmes da franquia.

Além disso,  o que torna essa série de filmes ainda mais incrível é a qualidade que todos apresentam. Desde a nostalgia do primeiro filme em 1995 até a emocionante conclusão em 2019 com “Toy Story 4”, a Pixar conseguiu criar uma narrativa cativante que cresceu com sua audiência. A trajetória de todos os personagens é divertida e emocionante.

O filme ainda fala muito sobre a importância da amizade, lealdade e que mudanças muitas vezes vêm para o bem. Maratonar os quatro filmes da franquia é um prato cheio de diversão!

Continua depois da publicidade

Procurando Nemo

“Procurando Nemo. Onde é que ele está?”. Quem não leu essa frase em baleiês não conhece uma das cenas mais icônicas e engraçadas dessa que é um dos filmes mais amados e aclamados da história.

A incrível história de um peixe palhaço em busca do seu filho se tornou uma das jornadas mais divertidas e emocionantes da animação. Nemo, o peixinho palhaço com uma nadadeira menor, conquistou nossos corações desde o primeiro momento em que sua história começou a nas telonas em 2003. Marlin, um pai superprotetor, perde seu filho no oceano e começa a enfrentar todos os desafios para encontrá-lo.

Durante essa busca ele encontra a divertida  e inesquecível Dory, a peixe com a pior memória dos mares, que sempre “continua a nadar”.

Continua depois da publicidade

Procurando Nemo é uma pedida quase que obrigatória na listinha de filmes para assistir com a criançada toda nesse feriadão.

Homem-Aranha no Aranhaverso e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

Agora vamos para uma indicação um pouco mais atual, porém, ainda assim, incrível na sua qualidade. Homem-Aranha e seu aranhaverso não é só mais um filme do cabeça de teia, é quase que um novo marco no universo cinematográfico dos super-heróis. Uma das coisas mais interessantes dos filmes é a diversidade de Homens-Aranha que se unem para enfrentar uma ameaça interdimensional.

De Peter Parker, o clássico e sarcástico herói, a Gwen Stacy, a Spider-Woman, e até mesmo Spider-Pig, cada amigão da vizinhança tem sua própria peculiaridade, proporcionando uma dinâmica incrivelmente divertida e cheia de referências aos quadrinhos. E, é claro, quem poderia esquecer a trilha sonora que faz nossos corações baterem no ritmo das teias?

Continua depois da publicidade

A música de Post Malone, “Sunflower,” tornou-se um hino instantâneo para embalar as aventuras dos Aranhas pela cidade

Além disso, a continuação do primeiro filme, “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, é um filme que foi lançado há muito pouco tempo, em junho de 2023. Nada melhor que embalar esse feriadão com muita diversão, histórias incríveis, saltos por prédios e um lançamento que acabou de sair do forno para todo mundo ficar vidrado na TV. 

Franquia Shrek

De volta para uma franquia em animação icônica, temos as aventuras do ogro mais amado das telonas: Shrek. 

Continua depois da publicidade

Quem diria que um ogro, sem muitos jeitos, que não toma banho, adora assustar os outros e gosta de viver sozinho em um pântano se tornaria um dos heróis mais inusitados de todos os tempos? Ao lado do Burro Falante, o Gato de Botas, a Princesa Fiona e outros personagens clássicos, temos essa história que definitivamente não se encaixam em nenhum estereótipo dos contos de fadas.

Cada filme é cheio de cenas marcantes e piadas que só ficam mais engraçadas a cada vez que você assiste. Da invasão de personagens de contos de fadas ao inesquecível confronto com o Lord Farquaad, a franquia “Shrek” garante diversão, romance e até momentos de emoção. Então anota na agendinha que é uma ótima pedida para passar um tempo com a garotada.

Monstros S.A

Mike Wazowski, Sullivan, ou melhor, Sulley, e a garotinha Boo, um trio que protagoniza uma das histórias que encanta e rouba os corações e risadas de todos que assistem.

Continua depois da publicidade

A história acontece em Monstrópolis, uma cidade onde os monstros obtêm energia assustando crianças humanas. A empresa principal nesse negócio é a “Monstros S.A.”, onde tanto Mike como Sullivan trabalham. A reviravolta começa quando Boo, uma adorável e pequena humana, acidentalmente entra no mundo dos monstros. Essa pequena intrusa vira a vida da dupla de amigos de cabeça para baixo.

Com personagens clássicos e uma história muito bonita de amizade e conexão, o filme enche de fofura todo mundo que assiste. Pegue os lanches, prepare o sofá para gargalhadas e cheio de momentos que deixam todo mundo querendo abraçar a Boo para sempre. Mas já fiquei preparado, que após o filme você vai querer comprar uma pelúcia de um dos monstrinhos.

Frozen

Se você ainda não cantarolou “Let It Go” pelo menos uma vez na vida, então está na hora de conhecer o universo mágico e gelado de “Frozen”.

Continua depois da publicidade

A história começa com as irmãs Anna e Elsa, e já no início, descobrimos que a Elsa tem um poder congelante que pode criar um inverno eterno em um piscar de olhos. Ao tentar entender e controlar seus poderes, ela acaba colocando a cidade de Arendelle em um inverno eterno. Então, Anna parte em uma jornada para encontrar a irmã e trazer o verão de volta ao reino.

O que torna “Frozen” tão especial é a exploração de temas como amor verdadeiro, aceitação de si mesmo e a força do vínculo entre irmãs. E claro, temos que mencionar Olaf, o boneco de neve que sonha em experimentar o calor do verão. Um dos personagens mais engraçados da trama. Agora, se você está pensando em passar uma tarde aconchegante com a galerinha, “Frozen” é a pedida certa.

Lilo & Stitch

Aloha! É claro que uma das duplas mais fofas da animação não poderia faltar nessa lista. A aventura havaiana fala sobre Lilo, uma garotinha havaiana com uma imaginação gigantesca, que adota um amiguinho inusitado, o Stitch, um alienígena destruidor de planetas que acabou caindo na Terra e aterrissou em pleno Havaí, em meio às ondas e ao ukulele.

Continua depois da publicidade

O que faz “Lilo & Stitch” tão incrível é a maneira como aborda temas como família, aceitação e amizade de uma forma única, que faz a gente rir em alguns momentos, e se emocionar em vários outros.

É o filme para juntar a turma toda, preparar a pipoca e viajar em uma jornada cheia de “aloha” e danças havaianas.

Turma da Mônica – Laços

Agora uma turminha que marcou todas as gerações que deu um pulinho das páginas dos quadrinhos direto para a tela grande no Live Action “Turma da Mônica – Laços”.

Continua depois da publicidade

A trama gira em torno da turminha mais querida do Bairro do Limoeiro: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Quando o Floquinho, o cãozinho do Cebolinha, desaparece, é hora da turma se unir para encontrá-lo. A amizade, as confusões e, claro, os planos infalíveis do Cebolinha estão todos lá, como se os quadrinhos ganhassem vida.

É incrível como o filme captura a essência única de cada personagem. Temos a Mônica toda valente, o Cebolinha sempre bolando estratégias mirabolantes, o Cascão com medo de água e a Magali, bem, sempre com fome. É como se os amigos de infância que crescemos acompanhando estivessem ali, na tela, contando uma nova história.

E sabe o que é ainda mais legal? Essa é uma daquelas produções que une gerações. Se você cresceu lendo os quadrinhos da Turma da Mônica, vai se sentir nostálgico com as referências e o espírito da turminha. E se estiver apresentando para os pequenos pela primeira vez, prepare-se para ver os personagens conquistando novos corações.

Continua depois da publicidade

Então, que tal fazer uma tarde de cinema com a criançada, rir com as trapalhadas do Cebolinha e se emocionar com a amizade da turma?

Matilda

Que tal viajar de volta aos anos 90 e falar sobre uma das históricas clássicas daquela época? Sim, estamos falando do excelente “Matilda”!

A história segue Matilda, uma garota brilhante com um dom especial, ela pode mover coisas com a mente. Só isso já seria suficiente para tornar sua vida única, mas quando ela enfrenta a diretora cruel e autoritária, a Srta. Trunchbull, e uma família para lá de descompensada, a garotinha precisa viver muitas aventuras.

Continua depois da publicidade

Seja lidando com a família desmiolada, com a Srta. Trunchbull ou descobrindo o incrível poder dentro dela, Matilda é um exemplo de coragem e determinação.

O filme é tão marcante e clássico que quase todas as cenas ficam gravadas na memória e que nos fazem querer ter um pouco de telecinese para enfrentar nossos próprios desafios diários.

Se você está planejando uma maratona com a molecada, “Matilda” é uma escolha que mistura comédia, amizade e o poder de ser você mesmo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Como está elenco de Harry Potter, 20 anos após o lançamento do primeiro filme

10 séries de comédia para maratonar no fim de semana