Quais são as melhores cervejas artesanais de Blumenau e região? Responder essa pergunta não é fácil, já que são centenas de rótulos à disposição nos mercados, empórios e lojas especializadas. Mas no Dia da Cerveja, celebrado neste 7 de agosto, o Santa convidou o sommelier e mixologista Douglas Merlo — uma das principais autoridades do assunto — para elencar as 10 principais opções de cervejarias que estão no entorno da Capital Nacional da Cerveja.
Continua depois da publicidade
> Descubra quais são os benefícios da cerveja na saúde
As dezenas de marcas espalhadas pelo Vale do Itajaí produzem diferentes estilos — e, vale destacar, muitos também mereciam estar nessa lista. São desde as tradicionais pilsens e IPAs, aos gêneros mais alternativos, que envolvem até pimenta e café na produção, ou relembram estilos de produção de séculos passados. Confira abaixo a lista com uma dezena de rótulos de cervejas artesanais para você escolher e — por que não? — degustar.
Bierland Blumenau
Em 2012 a Cervejaria Bierland fez uma pesquisa apurada que durou seis meses sobre como a cerveja era feita no século 19 pelos imigrantes alemães na Colônia Blumenau. O resultado dessa pesquisa foi a Bierland Blumenau, feita com um pequeno percentual de maltes defumados para imitar os sabores que vinham do fogo de lenha usado para aquecer os caldeirões na época colonial. Refrescante, com notas florais e levemente condimentadas. Essa cerveja tinha saído de linha alguns anos atrás, mas em 2020 a Bierland presenteou os consumidores com o retorno dessa ótima e curiosa cerveja, com receita revisada.

> Listamos as cervejas de todo o Estado de Santa Catarina para você conhecer
Continua depois da publicidade
Cerveja Blumenau Vienna com Café
Com a revolução que a Cerveja Blumenau vem passando desde o ano passado com a chegada do mestre-cervejeiro Marcos Guerra, já foram colocados no mercado vários lançamentos comemorativos e sazonais. Um deles está fresquinho nas prateleiras: a Vienna com Café é uma cerveja comemorativa de Dia dos Pais, uma colaborativa entre a microtorrefação de cafés especiais Blumenau Coffee Roasters e a malteria Maltz Gourmet do Paraná. Uma Vienna com adição de cafés especiais refescante, clara e ao mesmo tempo exótica mostrando café fresco no aroma e sabor.

Blauerberg American Pale Ale
Microcervejaria da cidade de Timbó que já tem no seu currículo algumas cervejas premiadas. Uma delas é a American Pale Ale, leve, refrescante, com um equilíbrio entre o amargor e doçura do malte na medida certa.

> Gosta de vinho também? Entenda como o vinho é produzido
Cerveja Blumenau Frida
Uma Belgian Blond Ale de respeito, e o que prova isso é a quantidade de medalhas nacionais e internacionais que estão presentes no rótulo. Condimentada, encorpada e intensa! Ótima para harmonizações com queijos duros de média maturação, ou até mesmo fondue de queijo.
Continua depois da publicidade

Cervejaria Schornstein Chocolate com Pimenta
Ótima escolha para os amantes do cacau e de pimentas. Uma clássica combinação diretamente no copo. Adocicada, intensa e com uma leve, porém agradável picância. Perfeita para dias frios e harmonizações com cebola caramelizada e carnes vermelhas assadas. Outra possibilidade é usar a própria cerveja para marinar ou até mesmo fazer um molho com redução.

Hemmer’s Bier Double IPA HBC 472
Que a Hemmer tem longa tradição e qualidade nos produtos alimentícios não é novidade, e isso não poderia ser diferente com as suas cervejas. Um exemplo disso é a Double IPA HBC 472, considerada uma das Double IPA mais vendidas do Brasil, é uma cerveja amarga na medida certa, refrescante e intensa que tem como peculiaridade o uso de lúpulos modernos e exóticos que trazem nuances de coco e baunilha.

Cervejaria Bierland Weizen
O estilo Weizenbier com as suas nuances condimentadas e frutadas geralmente é a porta de entrada para as pessoas que estão descobrindo o mundo das cervejas artesanais. Não poderia deixar de citar a Weizen da Bierland, vencedora de vários prêmios tem o seu ponto de força na levedura trazida diretamente da Alemanha e propagada pela cervejaria. Para quem ainda tem medo de experimentar a primeira cerveja artesanal, tenho certeza que essa cerveja é um bom começo.

> Pizza e cerveja: conheça receitas para unir os dois sabores
Continua depois da publicidade
Cerveja Blumenau Macuca
Intensa, encorpada, potente e sobretudo acolhedora. A Macuca Imperial Stout da Cerveja Blumenau é uma ótima pedida para o inverno podendo ser degustada sozinha ou acompanhada por uma sobremesa. As nuances de chocolate meio amargo, alcaçuz e café fazem com que ela seja uma perfeita pedida para um fondue de chocolate, brownie ou petit gateau acompanhado por uma abundante bola de sorvete de creme.

Cervejaria Handwerk Altbier
Microcervejaria da cidade de Ibirama, no Alto Vale, que vem impressionando pela expansão, qualidade das cervejas, e por consequência, prêmios nacionais e internacionais. Destaca-se a excelente e premiada Altbier, um estilo de cerveja alemão, precisamente da cidade de Düsseldorf que traz nuances leves de biscoito com um final elegante de tostado. A Handwerk conseguiu replicar de maneira exemplar esse estilo.

Cervejaria Schornstein Belgian Wheat
Nada mais refrescante que uma boa Witbier. A Cervejaria Schornstein possui um ótimo exemplar desse estilo, vencedor de prêmios nacionais e internacionais. Cerveja condimentada com cascas de laranja e sementes de coentro, é uma ótima pedida para acompanhar sushi e saladas leves.

Blumenau promove maior Oktoberfest do Brasil
Para quem ama cerveja artesanal, a Oktoberfest de Blumenau é a festa ideal. Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a Oktoberfest foi cancelada. Mas, para quem quer conferir os destaques da festa, é só assistir ao vídeo abaixo. Conheça a gastronomia típica da festa para saber com qual cerveja artesanal de Blumenau cada um deles combina.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Os lugares de Santa Catarina que você precisa visitar
> Saiba como harmonizar chocolate e vinho
> Entenda o motivo das diferentes cores de garrafas de vinho