A remadora de Florianópolis Josiane Lima, de 41 anos, é atleta do Aldo Luz, e vai participar dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, que iniciam nesta quarta-feira (07).
Continua depois da publicidade
A manezinha foi campeã mundial em 2007, na Alemanha, e medalha de bronze na Paralimpíada de Pequim, na China, em 2008. A história dela no remo adaptado começou após um grave acidente, ocorrido em 2004.
“Levei dois anos para me recuperar. Sou professora de Educação Física, com bastante ligação com a educação especial. Fui atleta de Jogos Abertos e já tinha histórico competitivo. Como sou filha de pescador, possuo facilidade com esportes que envolvem embarcação”, diz Josiane, escolhida a melhor remadora brasileira pelo Prêmio Paralímpicos 2015.
A atleta catarinense vai disputar o remo na categoria TA double-skiff misto, ao lado de Michel Pessanha, remador do Flamengo (RJ). Em 2014, na Holanda, a dupla já conquistou o bronze no Mundial. Na equipe brasileira, está o coordenador técnico Guilherme Soares, que, assim como Josiane, é de Florianópolis.
“Temos o planejamento do Guilherme, que é nosso coordenador desde 2013. Esse trabalho possibilitou o surgimento de novos atletas, entre eles o Michel”, revela Josiane.
Continua depois da publicidade
As competições de remo dos Jogos Paralímpicos do Rio começam na próxima sexta-feira (09), e as finais para definir os medalhistas acontecem no domingo (11), na Lagoa Rodrigo de Freitas.