O período de recolhimento durante a pandemia foi necessário, mas a falta de um contato mais próximo foi sentida na pele, principalmente daqueles que são mais vulneráveis à doença, entre eles o grupo dos idosos. Com a ampliação da vacinação, os encontros da terceira idade, com muita conversa, risadas e abraços voltou com tudo. E foi a alegria de Maria Teresa Bornhausen dos Santos, de Gaspar, que hoje está com 72 anos.
Continua depois da publicidade
Valorização de artistas locais no Vale movimenta a região neste fim de ano
Santos participa dos encontros no município há cerca de seis anos. Nos anos de pandemia, ela e seus amigos ficaram ausentes, tendo em vista os cuidados com as aglomerações. No entanto, agora ela retoma as atividades, pois participa do grupo das crocheteiras do município, com encontros todas às quintas-feiras à tarde.
— Gosto muito dessas tardes porque, além do crochê, conversamos e rimos bastante. Trocamos receitas, ideias, problemas e até encontramos soluções. Os benefícios são visíveis, somos alegres, conversadeiras e trabalhadoras. Amamos a vida! — comemora.
O município de Gaspar, que atendia cerca de 2 mil idosos em ações especiais para a terceira idade, promove atividades atualmente para 800, mas prevê retomada – ou até ultrapassar o número anterior, com um retorno mais assíduo, agora em segurança.
Continua depois da publicidade
Hora de aproveitar a melhor idade
Santa Catarina possui a maior expectativa de vida do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2019, última divulgação feita pelo órgão federal, com média de 79,9 anos. O momento, segundo a prefeitura de Gaspar, é de ampliar as atividades e reconquistar aqueles que pausaram os encontros e projetos durante a pandemia. O município promove ações de alfabetização, ginástica, hidroginástica, grupos de dança, gincana, artesanatos e traz algumas novidades, como clube de leitura e de informática.
Os trabalhos são direcionados pela Assessoria de Assuntos para a Melhor Idade, órgão que visa proporcionar qualidade de vida para a terceira idade de Gaspar por meio de grupos de lazer e cursos que incentivam a cultura. A assessoria promove cursos de artesanato, jogos de mesa, coral e teatro.
Em agosto, a 4ª edição da Gincana dos Idosos foi retomada, quando cerca de 70 idosos, divididos em cinco equipes, participaram do evento que foi paralisado em 2020 devido à pandemia.
Projeto Avança Gaspar investe na infraestrutura e qualidade de vida da população
De acordo com Andrea Schram, assessora especial da terceira idade, os projetos intitulados ‘Clube da Leitura 60+’ e o ‘Letramento’ começaram a ser ofertados a partir de agosto, visando aumentar a capacidade de articulação e de inserção social.
Continua depois da publicidade
— Todas as nossas ações com os idosos são muito importantes. Por meio delas, conseguimos resgatar a autoestima, dignidade, uma vida mais saudável tanto física como mental. Devido ao tempo que ficamos sem atividades por causa da pandemia, percebemos que muitos idosos tiveram problemas com depressão. A retomada das ações é justamente para conseguir trazer eles novamente para as atividades oferecidas pelo município. Assim, conseguimos ajudá-los bem de perto para devolver a eles uma vida ativa e sem problemas.
Segundo Schram, o objetivo maior neste momento é trazer de volta à rotina de encontros os idosos, principalmente os que vivem em vulnerabilidade social, para fazer atividades e novos amigos.
— Os idosos que participam do Centro de Convivência do Idoso costumam dizer que adoram estar presentes nas atividades e que o convívio com outras pessoas é muito importante. Eles se sentem mais felizes — reforça a assessora especial da terceira idade.
No Centro de Convivência do Município, a programação para os idosos ocorre todos os dias, com atrações diferenciadas. Na segunda-feira, ginástica, pintura, clube da leitura e aulas para letramento. Na terça-feira, ginástica, artesanato, e novamente letramento. Na quarta-feira, Digitei60+, pintura e letramento. Na quinta, encontro das crocheteiras e letramento. Na sexta, Digitei60+ e os tão esperados jogos de mesa: baralho dominó e general. A recomendação é trazer um parceiro para jogar, mas não é obrigatório para a participação.
Continua depois da publicidade
A maior parte das oficinas está com vagas preenchidas, mas ainda há possibilidade de inscrição nas atividades de ginástica, dança popular e coral.
Em relação a novos lançamentos, a expectativa é terminar o ano com um novo projeto em parceria com a Fundação de Esportes. Para isso, é esperado o término das obras do Ginásio João dos Santos.
Para realizar a matrícula em atividades no Centro de Convivência do Idoso, é preciso ter em mãos documento com foto (Identidade ou Carteira de Motorista), comprovante de residência e uma foto 3X4. Durante as oficinas acontecem diversas atividades direcionadas para a melhor idade.
Saiba mais sobre as ações voltadas à melhor idade no município de Gaspar, no Vale do Itajaí. Participe já das oficinas!
Leia também
Continua depois da publicidade
Parque verde com mais de 31 mil metros quadrados será entregue em Gaspar