A melhor cerveja do Brasil em 2022 é de Blumenau. E essa primeira fase tem duplo sentido, caro leitor. Isso porque o rótulo vencedor do Concurso Brasileiro de Cervejas foi produzido pela… Cerveja Blumenau. 

Continua depois da publicidade

O Craftlab Grodziskie, feito no Vale do Itajaí, foi definido por um seleto corpo de jurados como o que mais se destacou entre todos os mais de 3,5 mil inscritos. Um feito histórico para a marca e para a comunidade cervejeira da região.

> Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O resultado foi muito celebrado na noite desta terça-feira (8) depois do anúncio oficial por parte da organização. Integrantes da cervejaria subiram ao palco e comemoraram o feito — isso porque além de ter conquistado o “Best of Show”, a Cerveja Blumenau ainda foi considerada a segunda melhor cervejaria do país em 2022, atrás apenas da Além Bier, do Rio Grande do Sul.

Além do rótulo de Grodziskie, a Cerveja Blumenau ainda foi ouro nos estilos Strong Ale e Brown Ale; prata em Other Strong Ale or Lager, Field Beer e Specialty Beer (esses dois últimos da linha Macuca da cervejaria); e bronze na categoria Historical Beer.

Continua depois da publicidade

> Leia também: Veja o resultado e os vencedores do Concurso Brasileiro de Cervejas 2022

Por curiosidade: o estilo Grodziskie, utilizado pela cervejaria, já foi muito popular na Polônia, chegou quase a ser extinto e hoje volta a ter protagonismo no meio cervejeiro. É feito com malte de trigo defumado no carvalho, tem baixo teor alcoólico e alta carbonatação. Foi nele que a Cerveja Blumenau apostou para o Concurso deste ano.

Deu certo.

A segunda melhor cerveja do Brasil definida pelos jurados foi uma Catharina Sour com caju e pitanga feita pela Cervejaria Unika. Já o terceiro lugar ficou nas mãos da Cervejaria Bragantina, com um rótulo chamado de B7, do estilo Experimental India Pale Ale.

Veja todos os vencedores do CBC 2022

Confira a apresentação completa com todos os ganhadores de medalha da edição deste ano do Concurso Brasileiro de Cervejas.

Concurso de 2022

Na edição do Concurso Brasileiro de Cervejas neste ano, foram 3.635 rótulos inscritos por 587 cervejarias do Brasil. Isso corresponde a um aumento de 15% e 26%, respectivamente, em relação ao evento de 2021. A India Pale Ale (IPA) foi novamente o estilo com mais inscrições, 211 ao todo, seguida pelo American Pale Ale (125) e pela brasileira Catharina Sour (117).

Continua depois da publicidade

> Leia também: Conheça a catarinense que virou referência no cultivo de lúpulo no Brasil

> E mais: Conheça Martinho, o monge PhD em Física que se tornou cervejeiro em Blumenau

Todos esses estilos foram minuciosamente avaliados desde o último sábado (5) até esta segunda-feira (7) por um grupo composto por mais de 100 jurados, de 21 países. A partir das amostras enviadas pelas cervejarias, eles elencaram (em provas cegas, sem qualquer informação sobre o produtor) aquelas que mais se destacaram.

Como foi a premiação