A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Blumenau investiga uma mancha vermelha no Rio Itajaí-Açu, no bairro Itoupava Norte. Segundo relato de moradores da região, há um mês o material é despejado na água por meio de uma tubulação.
Continua depois da publicidade
O líquido é avermelhado, e, conforme a denúncia, tem cheiro forte e forma uma espuma branca. Segundo o secretário Eder Boron, fiscais foram ao local e coletaram material para análise. O resultado deve ficar pronto em 10 dias e vai apontar se é algum agente poluidor.

O ponto onde a mancha surgiu fica próximo à Teka. A empresa têxtil passou por uma vistoria na estação de tratamento e na caldeira nesta quarta-feira (9) em virtude das denúncias. De acordo com Boron, uma notificação será emitida convocando a empresa para uma audiência.
Contraponto
Procurada pela reportagem, a Teka se manifestou por meio de nota. Confira abaixo:
A TEKA informa que a questão apresentada já foi solucionada. Nesta quarta-feira (9), uma equipe técnica da Faema esteve no local e verificou que todos os processos para o tratamento de efluentes adotados pela empresa estão de acordo com a legislação, e que a situação relatada foi ocasionada pelo funcionamento atípico de um equipamento, mesmo este passando por manutenção preventiva, e que foi prontamente desativado e manutenido.
Continua depois da publicidade