Não apenas de futebol e esportes náuticos vive Florianópolis. O domingo contará com uma programação diferenciada na Capital. Acontece, neste domingo, a partir das 7h30min, a segunda Meia-maratona de Florianópolis, que reunirá mais de 7 mil competidores entre as ruas do Continente e da Ilha.
Continua depois da publicidade
A prática da corrida de rua tem crescido nos últimos anos. Uma das provas é o aumento no número de competidores – foram 6.400 participantes em 2011, contra 7.400 inscritos na edição de 2012, entre corredores brasileiros e estrangeiros. A competição faz parte do calendário esportivo municipal e é uma parceria da prefeitura com patrocinadores locais e nacionais. Adriano Soteral, gerente de esportes da Secretaria do Continente, diz que o evento traz mais do que competidores para Florianópolis:
– Existe um estudo que mostra que cada corredor trás, em média, mais três pessoas junto consigo, para o turismo esportivo. Teremos durante o fim de semana cerca de 12 mil pessoas na cidade. Elas vão utilizar nossos serviços, se hospedar em nossos hotéis. Existe também o crescimento cultural que o evento envolve – explica Adriano.
A cultura da prática esportiva e o envolvimento social que ela proporciona são os grandes ganhos que uma competição como a Meia-maratona entrega, na opinião de Fabiano Braun. Ele é profissional da educação física e trabalha em uma assessoria especializada em corridas.
Continua depois da publicidade
O trajeto da Meia-maratona começa e termina no Continente, mas também tem ruas da Ilha na competição. São três trajetos diferentes (veja o mapa abaixo), variando pelo nível de dificuldade _ 5, 10 e 21km. O trânsito será alterado para a prova a partir das 5h de domingo. É a oportunidade de a cidade prestigiar e se engajar na prática da corrida de rua.