Uma megaoperação cumpre 13 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão em cidades catarinenses nesta terça-feira (19). Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os mandados foram expedidos a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), pela comarca de Presidente Getúlio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A operação Alquimia foi deflagrada após uma investigação de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. A apuração dos crimes iniciou em junho de 2023. As suspeitas foram levantadas por um relatório da Polícia Militar.
Conforme informações do Gaeco, a investigação obteve informações que demonstram que os investigados podem estar envolvidos, ainda, com crimes como furtos de veículos, posse de armas de fogo, produção e venda de drogas, organização criminosa, além da lavagem de dinheiro.
Grupo produzia drogas sintéticas e usava empresas de fachada
Ainda segundo as investigações, o grupo produzia drogas sintéticas em larga escala. Os entorpecentes seriam distribuídos nos Estados do Sul. Para lavar o dinheiro, o grupo usava empresas de fachada, imóveis e compras de veículos de luxo.
Continua depois da publicidade
As diligências foram cumpridas em Joinville, Jaraguá do Sul, Meleiro, Ermo, Araranguá e São José do Cerrito. Mandados também são cumpridos no Paraná, em Rio Negro.
Leia mais
Filho vai à prisão por 5 anos em SC após matar o pai com pedrada ao tentar acertar o irmão
Megalaboratório de ecstasy em pacata cidade de SC leva dupla à prisão por até 12 anos