Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira (22) desarticulou um grupo criminoso que atuava na região de Dionísio Cerqueira, no Oeste de Santa Catarina. Os alvos são suspeitos de praticar contrabando e descaminho, principalmente de vinhos e cigarros. A operação contou com o apoio da Receita Federal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os envolvidos também são suspeitos de utilizar contas bancárias de laranjas, que seriam moradores da região. O objetivo era ocultar o patrimônio e praticar o crime de lavagem de dinheiro. Segundo informações da Polícia Federal, um dos suspeitos possui condenação em cinco ações e responde a outros processos.

Ex se esconde em carro e assassina mulher após término de casamento de 30 anos em SC

Na ação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão nas cidades de Dionísio Cerqueira, Chapecó, São José e Florianópolis. Foram apreendidos R$ 58.798,00, $ 19.150 pesos argentinos e US$ 130 dólares, todos em espécie, além de uma caminhonete.

Continua depois da publicidade

A Justiça determinou ainda o recolhimento de quatro automóveis. Os mandados foram expedidos pelo Juízo Federal da 1ª Vara em Chapecó. A prática dos crimes de descaminho, contrabando e associação criminosa podem render aos acusados penas máximas que somadas chegam a 19 anos de prisão.

Caminhote Nissan Frontier foi apreendida na Operação da PF em SC
Caminhote foi apreendida na Operação da PF em SC (Foto: Divulgação, PF)

Leia também

Encontro de cadáver e homicídio marcam quinta-feira violenta no Norte de SC

Acidente com 3 carretas interdita BR-101 em Joinville; veja como está o trânsito