Era enorme a expectativa entre os brasileiros diante deDystopia, o décimo quinto álbum de estúdio do Megadeth, que agora conta com o guitarrista brasileiro Kiko Loureiro (Angra) em sua formação. Mas, ainda que o ego tupiniquim esteja inflado, o fato é que a presença de Kiko não muda em nada a sonoridade que o norte-americano Dave Mustaine começou a elaborar no finalzinho de 2013.
Continua depois da publicidade
A conexão existe, mas Dystopia não é um real retorno às origens ou à fase áurea dos anos 90. As canções são sensivelmente mais direcionadas ao thrash metal furioso que os últimos (e irregulares) discos e funcionam em vários níveis, como The threat is real e a intrincada Poisonous shadows deixam evidente.
MegaDave mantém as vocalizações roucas, evitando os velhos gritos anasalados dos primórdios. Impressiona a atuação do convidado Chris Adler (Lamb of God), um verdadeiro esteroide por trás do kit de bateria, e boa parte de toda a violência deste disco merece ser creditada a ele.
E quanto ao nosso conterrâneo? Bom, seus solos, como seria de esperar, são virtuosos e requintados, mas, de alguma forma, não transpiram tantas emoções. Contribuições significativas mesmo estão nas seções de piano na já citada Poisonous shadows e o violão “classudo” na introdução de Conquer… or die!.
Não tem potencial para ser um clássico absoluto — e isso existe atualmente? —, mas Dystopia tem os méritos de manter o status de ícone que o Megadeth conquistou em sua trajetória. E se o Kiko tiver a oportunidade de se envolver mais no processo de composição, aí, sim, poderemos vislumbrar algum diferencial. Considerando a atuação do brasileiro, Dystopia é um mero aperitivo do que pode vir a ser apresentado no futuro… lml
Continua depois da publicidade
Formação:
Dave Mustaine: voz e guitarra
Kiko Loureiro: guitarra
David Ellefson: baixo
Chris Adler: bateria

Megadeth: Dystopia
(2016 / Universal Music)
01. The threat is real
02. Dystopia
03. Fatal illusion
04. Death from within
05. Bullet to the brain
06. Post-american world
07. Poisonous shadows
08. Conquer¿ or die!
09. Lying in state
10. The emperor
11. Foreign policy
Ben Ami Scopinho está há mais tempo em Floripa do que passou em sua terra natal, São Paulo. Ilustrador e designer no DC, tem como hobby colecionar vinis e CDs de hard rock e heavy metal. E vez ou outra também escreve sobre o assunto.