Uma mega operação encabeçada pela Polícia Militar (PM) de Blumenau movimentou as ruas de Blumenau nesta quinta-feira. Com o respaldo da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Guarda Municipal de Trânsito (GMT) de Timbó, Indaial, Pomerode, Ilhota e Gaspar, as guarnições saíram do 10º Batalhão por volta das 15h para cumprir mandatos de busca, realizar blitze e fazer uma ação ostensiva pelas ruas do município. O Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Choque e Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) saíram de Florianópolis para auxiliar no trabalho.

Continua depois da publicidade

A ideia, segundo o tenente-coronel Rubens Neumann, é mapear atividades suspeitas, principalmente em locais que já são conhecidos pela polícia. Pela manhã de quarta-feira já haviam sido feitas duas prisões em Timbó e nesta quinta de manhã foi realizada uma prisão em Blumenau. A operação segue madrugada adentro e continua durante todo o dia nesta sexta-feira. Os grandes alvos, conforme explica o delegado Rodrigo Marchetti, são o tráfico de drogas e os assaltos que têm sido registrados em casas e comércios de Blumenau. Ele adianta que esse tipo de iniciativa deve se repetir.

Para a comandante da 7ª Região da Polícia Militar, coronel Claudete Lehmkuhl, em um momento de pouco efetivo é importante a parceria com outros órgãos do Vale:

– Sentimos o clamor das pessoas por mais policiamento por causa do aumento da criminalidade na região – comenta.

Um dos pontos fiscalizados na tarde desta quinta em Blumenau foi a Rua Itajaí, no bairro Vorstadt. Policiais militares bloquearam duas ruas: Pedro Krauss Sênior e Urubici, vias que dão acesso a uma região conhecida na cidade pela criminalidade e tráfico de drogas. O trânsito na região foi permitido somente com autorização militar e a ação contou com o apoio de um micro-ônibus da PM. Também havia um guincho e até às 18h uma motocicleta havia sido recolhida.

Continua depois da publicidade

O trabalho dos policiais na rua causou um congestionamento maior do que o habitual, já que veículos e motocicletas estavam sendo parados para revista. Nesta sexta, até o fim do dia, a PM deve liberar um relatório completo com os detalhes da operação. (Colaboraram Lucas Paraizo e Osiris Reis)