Por quatro dias, o caminhoneiro Daniel Valenti, 44 anos, ficou sozinho no cômodo de uma casa num bairro afastado do Centro de Osasco (SP). Ele foi sequestrado depois de aceitar um trabalho de frete. A conversa com a família tinha duração limitada e era uma forma de os criminosos pedirem dinheiro pelo resgate. Ao ser solto na noite de segunda-feira (16), ele precisou pedir ajuda em uma igreja e chegou em Santa Catarina de carona. A volta para Santa Rosa do Sul, no Sul de SC, onde ele mora, aconteceu na terça-feira (17).
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Daniel terminava uma entrega em Nova Odessa, no interior de São Paulo, quando aceitou um trabalho de frete que tinha como destino o Rio Grande do Sul. Era manhã de sexta-feira (13). Ele foi ao local combinado e foi recebido por um dos criminosos que se passou por contratante. A rendição aconteceu no pátio da empresa.
— Quando eu saí do caminhão, ele [sequestrador] já chegou com um carro. Mandaram eu entrar e anunciaram o assalto — conta Daniel.
O caminhoneiro foi vendado e teve as mãos amarradas. O cativeiro ficava em uma casa comum. Durante os quatro dias, o caminhoneiro só teve contato com os sequestradores na hora de comer e nas tentativas de extorsão aos familiares.
Continua depois da publicidade
— Foi muito tenso. Eles não davam o telefone na minha mão. Mandaram eu falar pouca coisa e evitar conversas com emoção — relata.
Saga da volta para casa
Era noite de segunda-feira (17) quando os criminosos anunciaram o fim do sequestro. O caminhoneiro foi colocado em um carro que rodou por São Paulo por alguns minutos até chegar ao bairro do Limão, na capital paulista.
— Quando saí do carro, eu achei uma igreja aberta e pedi ajuda. Um ‘irmão’ lá me emprestou o celular e liguei para casa — diz.
Ainda naquela noite, ele conseguiu chegar até um posto de gasolina, onde pediu carona para voltar para casa. A ajuda veio de um colega de profissão que o levou até Palhoça, na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Morador amarra ladrão de bicicleta em árvore no Alto Vale
Do município até a sua casa em Santa Rosa do Sul, no Sul catarinense, ele foi levado pela polícia. O reencontro com a família aconteceu na terça-feira (17) e contou com fogos de artifício.
O caminhão de Daniel já tinha sido interceptado pela polícia na sexta-feira. O veículo foi encontrado em Mato Grosso do Sul. O destino final, segundo a polícia, seria o Paraguai. Não há informações sobre a prisão dos sequestradores.
Veja o vídeo da chegada do caminhoneiro em SC
Leia também
Vendaval derruba balão com ex-BBB no Sul de SC; veja fotos
Continua depois da publicidade
Estudante devolve Fusca ganhado em rifa para pagar faculdade de Medicina em Blumenau
Homem é condenado por matar colega de cela com 237 golpes em Joinville