Se você perguntasse aos seus rins agora como eles estão, eles pediriam água? Como anda sua hidratação? Rins funcionando bem é prioridade quando o assunto é se manter saudável. Só que nem só de água vivem os rins, existem outros tipos de bebidas que podem ajudar e muito!

Continua depois da publicidade

Quando os rins estão funcionando normal eles são capazes de filtrar toxinas, regular os minerais no nosso organismo, manter nossa pressão arterial em níveis normais e evitar que tenhamos os temidos cálculos renais, as famosas pedras nos rins. Isso sem falar nas doenças renais mais graves!

Água com limão é uma aliada poderosa

Não deixa de ser água, mas adicionar umas gotinhas de limão na sua bebida pode ajudar ainda mais. O ácido cítrico do limão ajuda a impedir a formação dos cálculos renais. Isso acontece porque esse ácido impede que o cálcio se ligue aos minerais da urina.

Chás de ervas e chá verde

Chá é sempre bom e nunca é demais. Algumas ervas podem ser consumidas livremente e como são vários os tipos, nada melhor do que ir consumindo cada dia um diferente. Os de camomila, hortelã, gengibre e hibisco são cheios de antioxidantes.

Continua depois da publicidade

Além disso, eles também são diuréticos, ou seja, aliados dos seus rins na hora de eliminar resíduos. Chá verde é rico em EGCG, antioxidante que reduz o risco das pedras nos rins se formarem. É bom, inclusive, para quem tem diabetes. Mas é claro, antes de consumir qualquer tipo de chá, consulte seu médico.

Leites vegetais como alternativa

Os leites vegetais vieram para ficar. Para muitos não é só uma intolerância a lactose, mas sim, uma opção. Quem evita o leite de vaca, costuma consumir o de amêndoas, de aveia, de soja ou de coco. Algumas dessas alternativas são cheias de fósforo e possuem menos potássio.

Se for usar os leites de caixinha, leia bem os rótulos e veja quais os melhores para você consumir. Lembre-se de escolher os que tem poucos aditivos e açúcar adicionado.

Continua depois da publicidade

Smoothies nutritivos e leves

Smoothies também são boas opções para ajudar a se manter com a hidratação em dia e os rins funcionando bem. O importante nesse caso é escolher frutas que tem baixo teor de potássio. As melhores? Morango, mirtilo, abacaxi e cenoura.

Água de coco com moderação

Água de coco é uma delícia, refresca e hidrata. O consumo deve ser feito com moderação por pessoas que tem problemas renais, por causa do seu alto teor de potássio.

Então é isso, lembrando que nenhuma dessas opções substitui a água e você deve sempre consultar um médico para saber qual a melhor alimentação a seguir, principalmente se você já teve algum tipo de problema nos rins.

Continua depois da publicidade

Veja os sintomas e como prevenir o câncer renal