Você possui carteira de habilitação e tem medo de dirigir? Fique tranquilo. Você não está sozinho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amaxofobia, nome técnico para o conhecido medo de dirigir, atinge pelo menos 6% da população brasileira. Por se tratar de um assunto recorrente nos dias atuais, o caderno Sobre Rodas, encartado às quintas-feiras no Diário Catarinense, vai publicar uma reportagem especial sobre o tema na semana que vem.

Continua depois da publicidade

Se você é uma pessoa que tem receio de trafegar com o veículo nas ruas ou superou o trauma, compartilhe a sua história conosco. Ela poderá ser publicada na edição do Sobre Rodas do dia 17 de outubro.

>>>Participe! Compartilhe sua história sobre o medo de dirigir com a gente

Continua depois da publicidade

Conforme a psicóloga Neuza Corassa, autora do livro Vença o Medo de Dirigir, da Editora Gente, é preciso diferenciar o medo saudável, que é natural nas pessoas que ainda não dominam a técnica de dirigir, do medo excessivo, que impede de fato o condutor de sair de casa mesmo portando a carteira de habilitação. A síndrome do carro na garagem, diz a psicóloga, atinge 85% dos casos mulheres entre 30 e 45 anos. Uma dica da autora para superar a amaxofobia é fazer exercícios físicos para liberar endorfina e iniciar a aproximação com o carro.