Os benefícios da meditação começam pelo repouso corporal, superior ao do sono. Uma pessoa dormindo consome mais oxigênio do que quando medita. Os batimentos cardíacos se reduzem durante a meditação e aumentam no cérebro as ondas alfa e teta, associadas ao relaxamento profundo.

Continua depois da publicidade

Roberto Cardoso, médico e pesquisador da área de meditação na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que o objetivo da meditação é apenas observar, sem tentar dominar, julgar, comparar ou analisar os pensamentos.

– Qualquer que seja a técnica de meditação utilizada, trata-se apenas de um caminho para driblar a mente e atingir o estado meditativo – explica.

Durante a meditação, as ondas cerebrais de baixa frequência (alfa, teta e delta), relacionadas ao estado de relaxamento, tomam conta do cérebro. Já as ondas beta, de alta frequência, relacionadas ao estado de vigília ou atividade normal, aparecem em menor quantidade. Com o cérebro tomado por ondas de baixa frequência, o organismo desacelera. O resultado é a diminuição da frequência cardíaca, da pressão arterial e do ritmo respiratório.

Continua depois da publicidade

Jovem por dentro e por fora

– A meditação é excelente até para ajudar as pessoas a prevenir o envelhecimento de maneira positiva, tornando a pessoa mais jovem por dentro e por fora. Pelo fato da mente influenciar cada célula do corpo, o envelhecimento é um processo fluído e cambiável. Ninguém dispõe de mais poder sobre o corpo do que as crenças de nossa mente – afirma Edith Horibe, PhD pela Faculdade de Medicina da USP e presidente da ABMAE ( Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento).

Dicas básicas de como meditar

Procure um local silencioso.

Sente-se numa posição confortável. Pode ser com as pernas cruzadas, como os orientais, ou com as pernas paralelas. Lembre-se que você vai ficar algum tempo sem se mover, então a posição escolhida não deve causar dor.

Deixe os pensamentos soltos, procure não ficar martelando sobre um assunto, isso pode fazer você perder o foco.

Continua depois da publicidade

Uma maneira de começar a desligar a mente do turbilhão de pensamentos, é prestar atenção na sua respiração. Tente observar a maneira como você está respirando.

Se você é iniciante, comece com 5 ou 10 minutos de meditação. Com o hábito de meditar, sua capacidade de concentração vai se tornando melhor, aumentando o tempo de permanência.