Neste fim de semana a cidade de Garopaba será o centro das atenções o surfe catarinense e nacional. Entre sábado e domingo será realizado na praia da Ferrugem a primeira etapa da seletiva do 16º Rip Curl Grom Search com a presença de 96 surfistas até 16 anos de idade. Mas quem chamará a atenção dos amantes do surfe e irá inspirar os jovens atletas será Gabriel Medina, que a convite da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) irá prestigiar a competição em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
::: Leia mais sobre Gabriel Medina
::: Confira página sobre esportes outdoor
A competição é reconhecida por revelar talentos do surfe e já teve a participação de Medina quando mais novo. O catarinense Ricardinho dos Santos, morto após ser baleado na Guarda do Embaú, também foi outro grande nome do surfe mundial a participar do evento. A segunda etapa da seletiva será nos dias 7 e 8 de março, na Praia do Tombo, em Guarujá/SP. E as finais ocorrem na “janela” entre 27 de abril e 3 de maio na Praia de Maresias, também em São Paulo.
Continua depois da publicidade
– É um campeonato onde grandes surfistas já correram. Gabriel Medina e Ricardinho dos Santos já participaram quando menores. É uma oportunidade de crescer e de desenvolver o surfe – avalia Fred Leite, presidente da Fecasurf.
A presença do atual melhor surfista do mundo no evento foi uma ação promovida pela Fecasurf em parceria com a Rip Curl. Será uma das poucas aparições de Gabriel Medina antes de viajar para o Havaí. Medina também aceitou o convite pela sua estreita ligação com Santa Catarina, onde conquistou aos 15 anos uma etapa do mundial de WQS na Praia Mole em Florianópolis. Em 2011, Medina conquistou uma etapa do Campeonato Prime em Imbituba e com o resultado garantiu, pela primeira vez, pontuação para ascender ao WCT. E mais uma vez, voltou a Florianópolis em 2013, para vencer o Mundial Pro Junior na Praia da Joaquina.
– Queremos entregar uma placa de honra pelo título mundial e pela relação dele com o Estado e as grande conquistas que teve aqui no início da carreira – disse Leite, que também afirmou que o atleta passará o sábado em Garopaba, mas não irá surfar.
Continua depois da publicidade
::: Confira todas as notícias sobre o Campeonato Catarinense 2015
O 16º Rip Curl Grom Search é dividido em três categorias: grommet (até 12 anos), a iniciante (no máximo 14 anos) e a mirim e feminina (ambas com limite de 16 anos). Entre os destaques, estão alguns atletas catarinenses. Tainá Hinckel, da Guarda do Embaú, Lucas Vicente, de Florianópolis, Guilherme Marques, de Balneário Camboriú, Swell Henrique, da Guarda do Embaú, Walley Guimarães, de Itajaí, Wallace Vasco, outro talento de Floripa, e os irmãos Vinicius (atual campeão estadual infantil) e Leonardo Barcelos.
Entre os mais velhos, aparecem João Godoy, de Florianópolis, dono do título catarinense da iniciante em 2014, Luan Piazera, de Balneário Camboriú, Anderson Júnior e Giovanne Picaski, ambos de Imbituba e já “velhos conhecidos” no Rip Curl Grom Search.
– São nomes fortes, com chances de brigar pelos títulos e até representar o Brasil na final internacional do evento – acredita o presidente da Fecasurf, Fred Leite.
Continua depois da publicidade