Com 72 dias de funcionamento, o SC Saúde, plano para servidores públicos estaduais de Santa Catarina, ainda tem falhas, como reconhece o secretário de Administração Milton Martini. Um dos problemas é o cadastro de médicos que se passam por especialistas em dermatologia. O caso foi apresentado pela reportagem da RBS TV durante o Jornal do Almoço desta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Funcionamento do SC Saúde será debatido em audiência
De acordo com a reportagem, a lista de dermatologistas em Florianópolis é de 12 profissionais. Todos os cadastros foram consultados. Em dois casos, os médicos são pediatras e outros três aparecem como associados, mas sem número do título registrado. A situação se repete em outras cidades, como Blumenau, Joinville, Lages e Chapecó.
Para o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de SC Vicente Pacheco de Oliveira, a situação é preocupante. Ele lembra que a entidade tem regras claras sobre esta situação.
Continua depois da publicidade
– O Conselho Regional de Mediciana veda a divulgação de especialidade sem o devido registro profissional.
Ele ainda lembra que a entidade possui uma instância para investigar e apurar o caso.
– Temos uma comissão para avaliar como as infomrações de identificação são divulgadas. Cada caso de irregularidade que chega à comissão deve ser investigado, o profissional deve prestar esclarecimentos e isso pode evoluir para uma sindicância ou processo ético-profissional.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia também tem regras sobre isto, como lembra Rafael Lenzi, secretário da entidade em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
– Se um médico que não tem título de especialização realiza tratamento dermatológico e ocorre algum acidente com o paciente, ele pecou por neligência, imperícia e imprudência. O erro é do plano e do profissional que aceito ser cadastro desta maneira.
Martini afirmou que a situação mostrada pela reportagem é pontual.
– Nós não temos nenhuma irregularidade no guia médico do SC Saúde. Todo cadastro é feito pelo profissional, que pode incorrer em erro.
Ele relembrou que foi estabelecido um cronograma para a implantação do SC Saúde, compreendendo cadastro dos profissionais em fevereiro, ampliação do número de médicos em maço e verificação de cada cadastro, seja feito por profissionais ou instituições, o que está sendo feito neste mês.
Continua depois da publicidade
O secretário ainda lembrou que o plano está em vigor há apenas 72 dias e que atualmente há 2.644 profissionais cadastrados em Santa Catarina.