Governo e entidades médicas afinaram o discurso nesta sexta-feira para tranquilizar a população quanto ao atendimento nos primeiros dias de vigência do plano SC Saúde, que começa a operar no dia 1º (quarta-feira).

Continua depois da publicidade

A formalização do acordo só deverá acontecer no dia 6, em assembleia estadual em Florianópolis. Até lá, as partes vão decidir sobre a prorrogação do prazo de adesão dos profissionais.

Hoje, as 180 mil pessoas que farão uso do plano estadual ainda não sabem como será o cenário do atendimento do novo convênio. A secretaria de Administração afirma ter cadastrados 3.340 médicos. Mas a divulgação dos nomes e locais de atuação desses profissionais só deverá ocorrer na próxima semana, no site do plano (http://scsaude.sea.sc.gov.br/).

Após reunião de duas horas, na tarde desta sexta-feira, na Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Conselho Superior das Entidades Médicas de SC (Cosemesc) marcou para o dia 6 a assembleia da categoria. Será às 20h, na ACM. O coordenador do Cosemesc, Aguinel José Bastian Júnior, disse que o Cosemesc é favorável a aceitação da proposta, mas a decisão final será coletiva.

Continua depois da publicidade

Para evitar problemas no atendimento até o dia 6, o Cosemesc enviará carta aos médicos pedindo que eles não deixem de atender os pacientes nesse período em que eles não estiverem credenciados. O Cosemesc também quer a prorrogação do prazo de adesão dos médicos ao plano, que terminou nesta sexta-feira.

O secretário de Admininstração Milton Martini afirmou que vai estudar a prorrogação na segunda-feira em uma nova reunião com o Cosemesc. Martini e Aguinel mantiveram o tom de tranquilidade para o público do SC Saúde, com a garantia de que ninguém ficará sem atendimento. Médicos e governo negociam desde dezembro os valores a serem pagos pelo novo plano.

– Os casos de urgência e de tratamento continuarão com a Unimed nesse período. Então não há motivo de preocupação. Também esperamos bom senso das pessoas com s consultas eletivas para que as marquem para a semana seguinte (ao dia 6) – disse Aguinel.

Continua depois da publicidade