Será realizado nesta quarta-feira, em Florianópolis, um encontro médico para falar sobre os novos tratamentos disponíveis no Brasil em combate ao vírus da hepatite C. O palestrante é o doutor Mário Reis Álvares da Silva, hepatologista e coordenador clínico do Programa de Transplantes de Fígado (adultos) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um problema de saúde pública, a hepatite C crônica pode trazer consequências graves para os pacientes e para o sistema de saúde pública. No mundo todo, aproximadamente 170 milhões de pessoas (2% a 3% da população mundial) estão infectadas pelo vírus HVC.
No Brasil, o boletim epidemiológico de hepatites virais do Ministério da Saúde aponta, entre 1999 e 2009, 132.950 casos suspeitos notificados e 60.908 confirmados. No final de 2011, a Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do telaprevir no Brasil.
Este é o novo tratamento para os pacientes portadores da hepatite C crônica. Trata-se de um antiviral indicado para o tratamento de adultos infectados. O medicamento aumenta as chances de cura em até 79% em pacientes infectados pelo genótipo 1 do vírus HVC. O novo tratamento leva à negativação completa do vírus e à consequente interrupção da evolução da doença.
Continua depois da publicidade