Cerca de 120 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas que atuam na gestão e em nível administrativo da Secretaria de Saúde de Florianópolis passarão a cumprir parte de sua carga horária nas unidades de saúde do município. O objetivo é aumentar a capacidade de atendimento à população. As informações são da assessoria de imprensa do Executivo municipal.

Continua depois da publicidade

A portaria da iniciativa foi publicada na semana passada no Diário Oficial do município e começa a ser aplicada nas próximas semanas. O texto prevê que todo profissional que desempenha atividade na gestão da secretaria e receba gratificação do Programa Saúde da Família, Especialidade Médica e Odontológica ou do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) passe a desenvolver atividades assistenciais em parte de seu horário de trabalho. Dependendo dos casos, eles dedicarão de 8 a 20 horas semanais de seu tempo de trabalho direto com a população.

De acordo com o prefeito, a medida será fundamental para cobrir as deficiências que a saúde municipal possui nas unidades com profissionais afastados, exonerados ou em férias, que são cerca de 10% de todo o pessoal.

Para o secretário de Saúde do município, Carlos Alberto Justo da Silva, “o principal benefício será o da aproximação entre o que é planejado pelas chefias e a execução dos serviços nas unidades de saúde, fazendo com que as decisões se tornem ainda mais resolutivas”.

Continua depois da publicidade

Sindicato dos Médicos de Santa Catarina apoia medida

Por meio de nota, a secretária-geral do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), Zulma Sueli Carpes, disse apoiar a iniciativa. “As gratificações são devidas aos profissionais que atuam nos programas, então nada mais justo do que estar atuante dentro dos mesmos para fazer jus ao seu recebimento”.

Ainda segundo Zulma, “com a já conhecida falta de recursos humanos para a saúde pública, só pode ser vista com bons olhos a determinação de que profissionais capacitados para tal venham a atuar na assistência à população”.